Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pe. Rodney Homem de Fé! Saudades!!!

Estas são um pouco das dezenas de centenas das crianças que Deus me deu para cuidar.
Que neste Natal não se esqueça de agradecer a Ele pela sua casa; Pela sua família e principalmente pelo alimento de cada dia.Porque a alimentação básica destas crianças são: arroz, farinha e peixe(ou caça). Fiquem com Deus. Pe Rodney

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mar de Espanha

Produtores de leite de Mar de Espanha comemoram aumento da produção

Publicado em 27/12/2010 às 10:38
de Mar de Espanha, Minas

Estabilidade no preço do leite impulsiona produção de derivados


Produtores de Mar de Espanha comemoram a alta na produção. Com o preço do leite estável desde outubro dá para pensar em ampliar os lucros com a fabricação de derivados.

Todo dia 20, a Cooperativa de Leite de Mar de Espanha, na Zona da Mata mineira, fica movimentada. É dia de pagamento aos produtores. Tem cafezinho, queijo e biscoito de cortesia. O produtor Raul Stehlin recebe o cheque da produção entregue em novembro: R$7.981. Por litro, a cooperativa pagou R$0,65 pelo leite de tanque, o mesmo valor de outubro.

O preço permanece estável, mas a produção aumentou. A Cooperativa de Mar de Espanha captou 19 mil litros de leite a mais em novembro em relação ao mês anterior. Um crescimento de quase 4%.

O excedente de leite em novembro foi vendido para um laticínio da região. Mas como a captação de leite continua crescendo agora em dezembro a cooperativa pretende aumentar a fabricação de derivados.

A explicação para o aumento de volume de leite está no campo. Na Fazenda Nossa Senhora de Copacabana, de 98 hectares, a pastagem e a capineira estão verdinhas e volumosas por causa das chuvas. A produção diária passou de 320 litros em outubro para 350 litros em novembro. Incremento que compensou a estabilidade de preço.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Caos no centro de JF

Dezembro na área central
40 mil veículos extras em ruas já saturadas
Eduardo Vanini
Repórter
Até 240 mil veículos chegam a circular este mês em Juiz de Fora, sobrecarregando ainda mais o já problemático trânsito. Somente na cidade, são emplacados 170 mil veículos. A eles, em geral, somam-se outros 30 mil carros da região cujos proprietários trabalham ou estudam no município. Nesta época de compras de final de ano e vestibular na UFJF, marcada também pelas chuvas, estima-se que outros 40 mil automóveis tomem as vias da cidade. A circulação de pedestres também cresce, chegando a 50 mil por dia no centro comercial. O resultado são engarrafamentos frequentes e calçadas lotadas, que já não comportam o número de transeuntes. A Tribuna foi às ruas e flagrou pessoas andando no meio das vias, desrespeito na Área Azul, carros em vagas proibidas, estacionamentos particulares lotados e falta de locais para embarque e desembarque de passageiros.
Segundo a Settra, somente nas duas principais avenidas da área central - Rio Branco e Independência -, o número ultrapassa 80 mil veículos diários. Em épocas comuns, são 67 mil, enquanto, agora, o impacto é de 13.400 veículos a mais. Em vias como a Batista de Oliveira, o cenário é de confusão. Durante a manhã, caminhões estacionam no local para carga e descarga destinada a grandes lojas situadas na área. Com isso, motoristas e carregadores precisam disputar o espaço da via. No decorrer do dia, o passeio não é suficiente para abrigar quem passa pelo local, e pedestres caminham pela rua como se fosse um calçadão.
A sobrecarga também é evidente na Getúlio Vargas. Com os pontos de ônibus lotados, as pessoas são empurradas para o meio da avenida, e muitas chegam a se arriscar entre ônibus em movimento. Já na Francisco Bernardino, o principal entrave é o trânsito, que flui com lentidão por conta do tempo curto em que os sinais ficam abertos. Para quem depende de ônibus e táxis, mais transtornos. Os pontos estão sempre lotados e há reclamação de demora nos serviços. Além disso, boa parte dos locais de embarque não conta com proteção contra as chuvas.
Para a cozinheira Tânia Pires, 47 anos, todas as maneiras de locomoção estão comprometidas em Juiz de Fora. Ela mora no Linhares e depende de ônibus para ir ao Centro. No deslocamento, gasta 45 minutos em um trajeto feito em dez minutos de carro. Além disso, os ônibus estão sempre cheios. Quando chega ao Centro é forçada a caminhar pelas ruas, em algumas vias, devido à falta de espaço nas calçadas. "A cidade cresceu sem ser preparada para suportar esse aumento. Faltam interesse e investimentos em ações definitivas, que acabem com esses problemas."
A funcionária pública Amanda Ferreira, 37, também reclama. De acordo com ela, circular no Centro nessa época "é uma tortura". Conforme ela frisou, além de todos os eventos da época, ainda há as obras da Prefeitura. Como resultado, os congestionamentos triplicaram, na opinião de Amanda. "Acabo ficando sempre atrasada para meus compromissos. Não adianta sair de casa em horários diferenciados porque as retenções ocorrem ao longo de todo o dia", reclamou, citando, ainda, a falta de policiamento nas ruas.
Não há vagas
Além das dificuldades de estacionamento em vagas na Área Azul, os estacionamentos particulares também estão cheios. Em boa parte, há picos ao longo do dia em que a lotação fica esgotada. "Os motoristas reclamam muito. Geralmente já chegam aqui nervosos por conta do trânsito da cidade", relata o gerente do E-park, Toni Franklin, com entradas para Avenida Rio Branco e Rua Santo Antônio. O estabelecimento tem capacidade para 85 carros e recebe cerca de 370 automóveis, entre 8h e 22h. Mesmo assim, pelo menos duas vezes por dia, as entradas precisam ser fechadas pelo esgotamento. "Quem tem carro não abre mão de utilizá-lo para ir ao Centro. Quando chove, é pior ainda", completa.
A mesma situação se repete no estacionamento Santa Rita, localizado na rua de mesmo nome. Conforme relata a gerente Luciana do Vale, em quase todos os dias úteis, entre 15h e16h, a capacidade para 40 carros fica esgotada. No final do dia, passam, em média, 250 veículos pelo estabelecimento.
Trânsito dobra em 10 anos, mas espaço é o mesmo
O secretário de Transporte e Trânsito, Marcio Gomes Bastos, reconhece a existência dos problemas, mas pondera que intervenções já colocadas em prática, como inversão de fluxo dos passageiros nos coletivos e troca de asfalto em algumas vias devem ser lembradas. "Se isso não tivesse sido feito, a cidade estaria parada." Ainda no caso do final de ano, uma série de medidas foi adotada na "Operação Natal", como ampliação da carga horária dos agentes de trânsito de seis para nove horas. Como ele admite, mudanças mais visíveis serão notadas a partir da concretização de obras maiores, já que o trânsito da cidade quase dobrou em dez anos, mas o mesmo espaço viário foi mantido. Sendo assim, o alívio será sentido, na opinião de Marcio, depois de mudanças, como reestruturação da Rio Branco, instalação de pontes e viadutos e até a transposição da malha ferroviária.
A mudança operacional do transporte público também foi uma das necessidades apontadas pelo secretário. Nesse caso, ele lembrou a suspensão do processo licitatório que elegeria uma empresa responsável por fazer estudos sobre a questão. O processo está parado há mais de um ano e não tem previsão de liberação. "É um trabalho de tal porte que não podemos fazer por meio da equipe da secretaria", afirma, quanto à complexidade do estudo. Outro fator considerado importante por ele é o investimento em tecnologia. Ações do tipo, segundo adiantou, serão notadas com a adoção de um sistema de sinais inteligentes, que já teve orçamento aprovado pelo Executivo. A novidade permitirá um ajuste dos semáforos, em tempo real, conforme a demanda dos cruzamentos. "Já visitamos algumas cidades e temos previsão de implantar ainda no ano que vem."
Por meio da assessoria, a Secretaria de Obras informou que duas trincheiras, três pontes e dois viadutos já contam com projeto executivo e devem ser licitadas até o final do primeiro trimestre de 2011. Conforme a pasta, são obras importantes, por meio das quais poderá ser viabilizado o binário da Avenida Brasil, uma das principais alternativas para desafogar o tráfego central.
Especialista diz que falta planejamento
Na avaliação do arquiteto e urbanista Klaus Chaves Alberto, a situação da cidade é consequência da falta de planejamento adequado em torno das questões urbanísticas. "Não existe uma secretaria de planejamento urbano, como acontece em algumas prefeituras pelo Brasil. A falta de um espaço para esse tipo de discussão acarreta em uma cidade sem diretrizes nesse sentido." Klaus também critica as últimas obras de reurbanização executadas nas vias centrais. "Foram adotados critérios muito focados na melhoria do sistema viário para automóveis e nada de efetivo para o planejamento da cidade como um todo."
De acordo com o especialista, é preciso uma preocupação maior com o transporte coletivo para que as pessoas possam, inclusive, abrir mão dos carros individuais. No caso de Juiz de Fora, Klaus considera o serviço "pouco maduro", não sendo compreendido como um sistema, de fato. "Isso precisa ser revisto. Para uma cidade que já foi vanguarda em planejamento urbano, é uma realidade muito triste." Como ele ilustra, municípios que trabalharam a fundo o transporte público foram transformados em espaços mais saudáveis, com o direito de ir e vir assegurado à população.
Projetos viários
"Infelizmente, a cidade parou no tempo e no espaço. Tem 30 anos que não há muita coisa nova, em termos de projetos viários." A afirmação é do presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), José Luiz Britto, que classifica a situação do Centro como "próxima do caos". Ainda, conforme acrescenta, o quadro de saturação começa a se alastrar para outros bairros, como Altos dos Passos, na região Sul, e Manoel Honório, na região Leste. O maior problema identificado por Britto é que, mesmo com tantas reclamações, as obras feitas pela Prefeitura são poucas, diante da real necessidade. "Estamos esperando até uma hora e meia por um ônibus e enfrentando engarrafamentos constantes."
Apesar de dezembro ser um mês atípico, Britto frisa que isso não pode servir como justificativa para tantos transtornos. "A cidade precisa estar preparada para receber um aumento de fluxo de uma hora para outra. O município está mal estruturado mesmo. Não tem como suportar a demanda", pontuou.
Esquema especial para o vestibular
Nos próximos três dias, quase 17 mil candidatos aos processos seletivos da UFJF estarão nas ruas da cidade. Começam amanhã as provas do Pism III, para cerca de dois mil inscritos e, a partir de segunda-feira, o vestibular convencional, que mobiliza, até terça-feira, por volta de 15 mil candidatos. A movimentação certamente trará gargalos no trânsito, sobretudo no entorno da UFJF. Uma prévia pôde ser vista na semana passada, durante a aplicação dos exames do Pism I e II, quando 11.800 estudantes viveram momentos de tensão por conta dos congestionamentos. Na Independência, próximo à Curva do Lacet, houve quem precisasse abandonar os veículos e seguir a pé.
Para amenizar os impactos no trânsito, Settra e UFJF prepararam um conjunto de medidas. A Avenida Pedro Henrique Krambeck, por exemplo, na Cidade Universitária, vai operar em mão única, assim como a Rua João Lourenço Kelmer, entre o portão da UFJF e o trevo, neste sentido. Com isso, a orientação para veículos que vão do Centro para a universidade é a seguinte: Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita, Rua João Lourenço Kelmer. A Settra também vai interditar o acesso da Avenida Independência para a Rua Vicente Beghelli, no Bairro Dom Bosco, no período de maior tráfego.
Haverá, ainda, a interdição de vias que serão destinadas ao estacionamento. Isso será feito nas ruas Adolpho Kirchmaier, entre João Lourenço Kelmer e Pedro Krambeck; Virgulino João da Silva, entre a João Lourenço Kelmer e Pedro Krambeck; Joaquim Caetano, entre a Adolpho Kirchmaier e Virgulino João da Silva; Pedro Gerhein, entre a Joaquim Caetano e João Lourenço Kelmer e José Almério Oliveira, entre Virgulino João da Silva e Pedro Gerheim.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mar de Espanha Fortes chuvas

          No dia 07/12/2010, a cidade de Mar de Espanha foi atingida por fortes chuvas que provocaram inundações de aproximadamente 50 residências em bairros e área central. O Ribeirão São João que corta a cidade transbordou trazendo prejuízos para os moradores. Até agora contabilizam onze famílias desabrigadas. houve desabamento de uma residência no bairro Santa Efigênia, alem de alguns quedas de barreiras nas estradas vicinais e rodovia MG 126 e rodovia MGA 3030.
         O Sr. Prefeito Municipa de Mar de Espanha, devido as fortes chuvas que estão caindo no município, seguida de inundações e danos em via pública e em algumas residências, decretou "SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NIVEL 2 (MÉDIO)".

Juiz de Fora x Cabo Frio

jf e região

08 de dezembro de 2010

Juiz de Fora ganha voo direto para Cabo Frio

Juiz de Fora, MG- Um dos destinos preferidos dos juizforanos, Cabo Frio (RJ) terá voo direto com a cidade durante o período de férias. A rota estará em operação a partir de 17 de dezembro e será mantida até 14 de março, depois do carnaval.

Os voos serão operados às sextas, sábados e domingos pela aeronave ATR-42, com capacidade para 45 passageiros. A rota também vai possibilitar conexões imediatas para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

De avião, a viagem entre Juiz de Fora e Cabo Frio poderá ser feita em 50 minutos, diferente das 5 horas enfrentadas por quem vai de carro. No verão, período de grandes congestionamentos, a viagem de carro pode durar até 12 horas.

As passagens já estão disponíveis no site da Pantanal Linhas Aéreas, subsidiária da TAM (www.voepantanal.com.br). A tarifa mais barata para a nova rota é de R$ 99.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

01/12/2010- Formatura do PROERD Mar de Espanha

Brilhante trabalho do Policial Militar Marciel  Palha Bastos, quem acompanha de perto seu trabalho sabe da sua dedicação, vontade, perseverança. Sábias as palavras da ilustre Diretora Dona Creonice  que discursou sobre o dom de ensinar do Cb Bastos.
Bastos, seus colegas e amigos reconhecem seu talento, torcemos muito por voçe, nossas crianças nos revelam que voçe é especial. A sua missão não é facil, mas voçe é guerreiro! Com isso a VITORIA é CERTA. Tem um pesamento de PITAGORAS que nos encata até hoje e que sem duvidas reflete em seu trabalho:
"EDUQUEM AS CRIANÇAS PARA NÃO TER QUE CASTIGAR OS HOMENS"



Alunos  do 7º Ano da Escola Estadual de Mar de Espanha. 120 Certificados entregues, alunos e professores receberam.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Operação na divisa de Minas com o Rio

Operação Fronteira e trabalho dobrado para a Polícia Militar

Por Michele Pacheco

A Operação Fronteira começou na semana passada e continua sendo feita todos os dias nos principais acessos a Juiz de Fora.
A Polícia Militar também reforçou a segurança nas cidades mais próximas da divisa com o estado do Rio.
Dos 86 municípios sob a responsabilidade da 4a Região de Polícia Militar, 13 ficam em áreas fronteiriças.
Os que mais preocupam são Além Paraíba e Rio Preto (ambos separados apenas por uma ponte de cidades do Rio de Janeiro) e Juiz de Fora (a maior cidade perto da divisa).

O comandante da 4a RPM, Coronel Anselmo Fernandes, explicou que a situação é tranquila, mas que as atenções foram dobradas nessas áreas de risco.
O objetivo é impedir uma migração criminosa com o fechamento do cerco ao Morro do Alemão, no Rio.
A proximidade com a capital fluminense torna Juiz de Fora bastante atraente para os traficantes em fuga.
Com um relevo acidentado e cerca de 600 mil habitantes, o maior município da Zona da Mata Mineira oferece bons esconderijos.

O coronel não acredita que eles se arrisquem fugindo para cá,
porque sabem que a polícia mineira é rigorosa e têm consciência de que aqui não vão encontrar o que mais precisam: território e apoio da comunidade.
Mesmo com a tranquilidade demonstrada pela polícia, a população está assustada.
Só nesse fim de semana, a PM recebeu pelo 181, o Disque Denúncia Unificado, 19 comunicados de pessoas em atitudes suspeitas.

Uma das denúncias foi de que um churrasco estava sendo realizado no domingo à tarde no bairro São Benedito, zona leste da cidade.
A festa seria patrocinada por traficantes de Juiz de Fora para comemorar a chegada com sucesso de "amigos" foragidos do Rio de Janeiro.
Outra informação foi sobre um homem que estaria internado no Hospital João Penido com dois tiros na cabeça e que teria contado ter sido baleado em Buzios por um marido ciumento.

O coronel explicou que todas as 19 denúncias foram apuradas imediatamente após a informação chegar à PM e que nada foi confirmado.
Mesmo assim, ele pede que a população continue atenta e informando qualquer alteração no local onde mora.
Ainda que as suspeitas não se confirmem, a PM vai apurar e reforçar a atenção.
Os policiais que servem nos destacamentos próximos à divisa foram informados de que podem tirar as folgas sem problemas, desde que não deixem as cidades onde servem.
Já os oficiais estão de sobreaviso e podem ter as folgas suspensas caso ocorra algum incidente.

Tabela IPVA 2011


2011
IPVA tem redução média de 7% em MG
Os 137.559 proprietários de veículos tributados em Juiz de Fora e os de todo estado já podem consultar os valores do IPVA 2011, divulgados ontem, pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). Segundo o levantamento realizado pela SEF, o valor do imposto teve uma queda média de 7% no estado, na comparação com os valores cobrados no último ano. Em Juiz de Fora, segundo levantamento realizando com alguns dos veículos populares mais vendidos no país, a queda varia entre 2,72% e 8,60%, de acordo com os modelos pesquisados (ver quadro). Os valores para o exercício 2011 podem ser consultados na internet por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo (bit.ly/IPVA-Renavam) ou pela marca/modelo (bit.ly/IPVA-Modelo).
Apesar da redução, a SEF/MG espera um crescimento de 15% na arrecadação do imposto devido ao crescimento da frota no estado. Ao longo de 2010, o número de carros registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) subiu de 5,8 milhões para 6,3 milhões, aumento equivalente a 8,62% no total de emplacados tributáveis. Em valores, a previsão da SEF é de que o IPVA gere recursos da ordem de R$ 2,3 bilhões.
Em Juiz de Fora, a Superintendência Regional da Fazenda ainda não possui dados locais, segundo o coordenador regional, José Márcio Gomes Bessa. No entanto, o percentual de crescimento da base tributada poderá ser bem superior ao registrado em Minas. Isso porque, segundo Bessa, a frota teve um crescimento 17,81% na regional (que engloba Juiz de Fora e outros 132 municípios da Zona da Mata e Vertentes), passando de 157.786 no último exercício, para 185.895, de acordo com dados computados até outubro. Conforme números relativos apenas aos emplacamentos, Juiz de Fora recebeu somente, este ano, 12.779 novos veículos, conforme números do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-MG) levantados até outubro.
Pagamento
A partir de hoje, as agências bancárias credenciadas (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil) já estão aptas a receber o pagamento do imposto, que tem seu primeiro vencimento em 17 de janeiro, para veículos com placa final 1. O pagamento poderá ser efetuado nos guichês de caixa, terminais de autoatendimento e internet. É necessário que o contribuinte tenha em mãos o número do Renavam. Quem optar pelo pagamento em cota única terá 3% de desconto.
O contribuinte que não efetuar o pagamento do IPVA até os vencimentos estará sujeito a multa e juros calculados sobre o valor total do imposto ou das parcelas. A multa é de 0,3% ao dia até o 30º dia. A partir do 31º dia, será de 20%. A partir do mês subsequente ao do vencimento existe a incidência dos juros de acordo com a taxa Selic.
O secretário-adjunto da SEF/MG, Pedro Meneguetti, informou, em entrevista ontem, que o contribuinte que discordar do valor do IPVA de seu veículo tem até 22 de dezembro deste ano para entrar com pedido de revisão da base cálculo junto a uma unidade fazendária. Em Juiz de Fora, o endereço é Rua Halfeld 422, Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 11h e das 13h às 17h.
No requerimento deverá constar nome do interessado, endereço atualizado, código do Renavam, placa do veículo e exposição sobre a discordância, acompanhado de cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e cópias de no mínimo duas publicações especializadas, relativas a dezembro.
A SEF/MG também informou o novo valor da Taxa de Licenciamento, que teve um reajuste de 9,12%, chegando a R$ 62,17. O valor do seguro obrigatório (DPVAT), que tem seu vencimento juntamente com o da primeira parcela do IPVA, ainda não foi divulgado.