Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tiro de Advertencia???

 janeiro de 2011

Governo proíbe tiro de advertência para Força Nacional, PF e PRF

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República editaram uma portaria interministerial com novas diretrizes sobre uso da força e de armas de fogo por parte das polícias da União, compostas pela Força Nacional de Segurança, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes penitenciários federais. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (3), quando foi publicada no Diário Oficial da União. O objetivo é tentar reduzir o número de mortes em ações policiais.
Gás de pimenta também foi comprado para policiais militares e guardas municipaisGás de pimenta também é indicado para Polícia Militar
e Guarda Municipal (Foto: Divulgação/
Ministério da Justiça)
O documento não vale para as corporações estaduais e municipais, como as polícias civil e militar e as guardas civis. Segundo Isabel Figueiredo, assessora do Ministério da Justiça e integrante do grupo de trabalho que redigiu o texto da portaria, estas unidades de polícia receberam a sugestão de implementar as diretrizes. "As próprias forças policiais têm dúvidas sobre os tipos de armas a serem usados em determinadas situações inesperadas, que fazem parte da rotina deles. Quanto mais normatização do uso de arma, mais seguro o policial se sente."
Ministério da Justiça comprou gás de pimenta para uso policial nos estadosBastão Tonfa pode ser usado em vários tipos de
ações policiais (Foto: Divulgação/ Ministério da Justiça)
Entre as principais mudanças na conduta policial está a proibição do tiro de advertência e de atirar contra pessoas que esteja em fuga e desarmada, mesmo que esteja de posse de arma de menor potencial de risco. O disparo de arma contra veículos que tenham furado um bloqueio policial está proibido. O ato de apontar arma durante uma abordagem deve ser criteriosa.
Atirar contra uma pessoa só será autorizado em caso de legítima defesa própria ou de terceiros. De acordo com o texto da portaria, o uso da força deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.
Para isso, o uso de armas não-letais como gás de pimenta, bastões Tonfa, coletes à prova de bala e pistolas Taser (que emitem ondas T, semelhantes às ondas cerebrais) serão incentivadas no país.
Intercâmbio federal, estadual e municipal"Representantes das polícias da União e de agentes de segurança dos municípios e dos estados participaram das consulta do grupo de trabalho realizado em um ano de pesquisa. Quatorze estados participaram da confecção do texto da diretriz. O que é importante é que o governo Federal não pode, por portaria, disciplinar os entes federados ou trazer uma obrigação para as polícias do estados e para as guardas municipais por meio de uma portaria. Isso só pode ser feito por força de uma lei", disse Isabel.
"O que a portaria traz, em seu artigo 3º, mecanismos para estimular e monitorar iniciativas que tenham o objetivo de implementar essas diretrizes. Como o texto foi feito com base na oitiva das polícias dos estados e das forças municipais, o Ministério da Justiça já percebe uma iniciativa de adesão desses agentes de segurança", afirmou a assessora do ministério. " A adesão dos estados e municípios pode ocorrer, sem obrigatoriedade, e isso será bem aceito", disse Isabel.
Padrão internacional
O texto foi baseado no Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação das Leis, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 1979, e também nos princípios do uso da força e de arma de fogo na prevenção do crime e tratamento de delinquentes, adotado no Congresso das Nações Unidas em Havana, em Cuba, em 1999.
A diretriz ainda obriga o agente de segurança pública a portar dois instrumentos de menor poder ofensivo e equipamentos de proteção, mesmo que não esteja portando arma de fogo. O texto também trata da conduta das forças de segurança caso seus próprios agentes ou terceiros sejam feridos. "A redução da letalidade em ações policiais é uma preocupação não só das polícias do Brasil, isso é uma realidade no mundo todo. Há uma preocupação não só com a letalidade dos civis, mas como dos agentes de segurança", disse Isabel.
Para adequação das corporações, foi estipulado prazo de 90 dias para as polícias da União atualizarem os procedimentos operacionais e os processos de formação e treinamento. Além disso, elas terão 60 dias para normatizar e disciplinar o uso da força dos agentes. O monitoramento da letalidade será obrigatório. A portaria ainda estipulou prazo de 60 dias para que as corporações proponham medidas para implementação das diretrizes.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OCORRÊNCIAS POLICIAIS:


BRIGA DE CASAL
ACIONADA A PM  COMPARECEU AO BAIRRO MONTE LIBANO  ONDE UM HOMEM RELATOU QUE FORA LESIONADO POR SUA ESPOSA COM UM GOLPE DE FACAO NO BRACO ESQUERDO E O MESMO AO SE DEFENDER DEU UM EMPURRAO NA MESMA QUE BATEU COM A CABECA NA PORTA E NA QUINA DO TANQUE, PROVOCANDO FERIMENTO NA CABECA DA MESMA. O CASAL FOI CONDUZIDO AO HOSPITAL LOCAL, ONDE RECEBERAM ATENDIMENTO DA MEDICA , QUE APOS ATENDIMENTO DEIXOU A MULHER EM OBSERVACAO.

BRIGA EM BAILE
 ACIONADA A PM  COMPARECEU AO LOCAL, ONDE OS ENVOLVIDOS APOS SAIREM DO BAILE NO CLUBE CANARINHOS HAVIAM SE ENVOLVIDO EM UMA BRIGA. NO LOCAL, OS MILITARES  OBTIVERAM A  INFORMACAO ATRAVES DE TERCEIROS E CONFIRMADO POR UM DOS AUTORES, W. A.F. QUE SE DESENTENDEU COM UM RAPAZ POR MOTIVOS RELACIONADOS A CIUME DE SUA NAMORADA, QUANDO INESPERADAMENTE FOI AGREDIDO COM UM SOCO NO ROSTO  PELO AUTOR, J. M. S. QUE APOS O FEITO SAIU DO LOCAL. POREM, W. A.F.  O PROCUROU E POR VARIAS VEZES TENTOU AGREDIR J. M. S  ARREMESSANDO PEDRAS. DO EXPOSTO, AOS AUTORES FORAM DADA VOZ DE PRISAO EM FLAGRANTE DELITO SENDO APRESENTADOS NA D.P.J MAR DE ESPANHA.

ATROPELAMENTO
ACIONADA A PM  COMPARECEU A AV. BUENO BRANDAO, 340, CENTRO, NESTE MUNICIPIO, ONDE OCORREU UM ATROPELAMENTO. NO LOCAL FORAM ENCAMINHADOS A VITIMA, SR. J. S.  E O CONDUTOR DA MOTOCICLETA , SR. A. S. C.,  COM A APOIO DA AMBULANCIA MUNICIPAL ATE A SANTA CASA DE MISERICORDIA DE MAR DE ESPANHA, POIS APRESENTAVAM ESCORIACOES E DORES PELO CORPO, LA FORAM ATENDIDOS PELO MEDICO DE PLANTAO, QUE APOS MEDICA-LOS, LIBEROU O CONDUTOR E DEIXOU EM OBSERVACAO O SR. J. S. , UMA VEZ QUE ESTE JA E UM SENHOR DE IDADE E POSSUI DEFICIENCIA FISICA. PERGUNTADO AO CONDUTOR SOBRE O ACIDENTE, ESTE  DISSE QUE E ENTREGADOR DE LANCHES, E ESTAVA CONDUZINDO SUA MOTOCICLETA SENTIDO CENTRO X NOSSA SENHORA DAS MERCES QUANDO INESPERADAMENTE APARECEU NA SUA FRENTE A VITIMA, NAO SENDO POSSIVEL EVITAR O ACIDENTE. EM CONTATO COM J.S., ESTE  RELATOU QUE FOI SURPREENDIDO PELO VEICULO EM QUESTAO QUANDO ATRAVESSAVA A AVENIDA.

USO DE DROGAS
QUANDO EM PATRULHAMENTO PELA CIDADE, A PM DEPAROU COM ENVOLVIDOS, S.M.V.M., G.K.S., E O MENOR G.R.P. EM ATITUDE SUSPEITA E AO EFETUAREM BUSCA PESSOAL NOS ABORDADOS, FOI ENCONTRADO NO BOLSO DA BERMUDA DE G.K.S 1 ( UM) CIGARRO DE SUBSTANCIA ANALOGA A MACONHA E NO BOLSO DA BERMUDA DO MENOR G.R.P 01 (UM) OBJETO EM FORMA DE UMA BOLA DE SINUCA DIVIDIDA EM DUAS PARTES, UTILIZADO PARA O TRITURAMENTO DE SUBSTANCIA ENTORPECENTE PARA A CONFECCAO DE CIGARRO QUE FORAM APREENDIDOS. SEGUNDO G.K.S, ELE E USUARIO DE DROGAS E ADQUIRIU TAL SUBSTANCIA PARA SEU CONSUMO NA CIDADE DE JUIZ DE FORA/MG. JA O MENOR G.R.P COMPROU O CITADO OBJETO EM UMA TABACARIA, TAMBEM EM JUIZ DE FORA/MG. MEDIANTE AO EXPOSTO, G.K.S FOI CONDUZIDO COERCITIVAMENTE ATE A D.P.J E O MENOR G.R.P FOI APRESENTADO TAMBEM NAQUELE ORGAO PARA ESCLARECIMENTOS ACOMPANHADO DA CONSELHEIRA TUTELAR MUNICIPAL .




PROERD:
PROERD RETOMA AS ATIVIDADES EM 2011:

     O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD retomará as atividades junto as Escolas já na 2ª Quinzena do mês de Março, logo após o carnaval.
     A expectativa é o atendimento de 350 crianças no 1° Semestre e mais 300 adolescentes no 2° Semestre.  Existe a proposta ainda da realização de uma reunião com os pais dessas crianças e adolescentes, para apresentação do programa.    
     Será realizada também uma Palestra de prevenção ás Drogas (aberta ao público), com profissionais da área, e que atuam na cidade de Juiz de Fora. A data ainda não esta confirmada, porem a previsão é de que ocorra dias antes ao carnaval.
 Instrutor: Cabo Bastos

Drogas e  família (Importante):
        Não é fácil ter um filho toxicodependente. Muitos pais vivem na angústia de não saberem em que ponto da educação erraram e não conseguem lidar com o problema, que muitas vezes, começa na infância.
       Quando alguém se interroga dos porquês da entrada na toxicodependência, surgem inevitavelmente por esta ordem ou outra, a busca do prazer imediato, a pressão por parte dos outros, a curiosidade, a acessibilidade, a vontade de se sentir mais velho (a) ou confiante, a revolta, a dificuldade de enfrentar a pressão, de conseguir lidar com maus tratos e abusos ou ainda como forma de melhorar a imagem.
       Muito frequentemente, as atitudes assumidas pelos adultos são desfavoráveis para o saudável e feliz desenvolvimento da criança e do adolescente, tendo como resultado toda uma variedade de situações que se poderão desenvolver depois, como a utilização das drogas, como refúgio (virtual) para o seu mal-estar.
O meu filho está usando drogas?
Sinais de alerta:
- Desinteresse repentino pelos verdadeiros amigos, pela escola, pela família e pelos esportes.
- Isolamento. Passar horas a fio na rua ou enfiados no quarto.
- Pedir bastante dinheiro em casa, utilizando os mais variados pretextos.
- Cada vez mais dificuldade em acordar ou adormecer.
- Mudança súbita de vestuário e desleixo.
- Desaparecimento de objetos pessoais ou de familiares (ouro, antiguidades, etc.)


O meu filho é toxicodependente!
O que fazer?
- Identificar e utilizar valores tais como a saúde, o(a) companheiro(a) ou família, a aparência, a relação com Deus, a inteligência, a posição na comunidade, o auto-respeito, a sua profissão ou os amigos.
- Recompensas. Pesar os custos e os benefícios da toxicodependência. As pessoas desistem da droga quando começam a ter mais recompensas por viverem sem ela do que com ela.
- Recursos. Identificar forças e fraquezas, avaliando as reservas que se tem e as que estão a faltar para depois as ir buscar!
- Procurar apoio entre as pessoas mais próximas, a começar pela família.
- Procurar amadurecer a identidade pela procura do auto-respeito e de uma vida de novo responsável.
- Procurar alcançar objetivos mais altos, perseguindo e atingindo coisas de valor, como por exemplo, coisas que beneficiem outras pessoas e contribuam para o bem-estar da comunidade.
Cabo PM Marciel Palha Bastos
 Instrutor do PROERD
- Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência.

sábado, 22 de janeiro de 2011

O Mundo das drogas

O problema das drogas


O primeiro De Frente Com Gabi de 2011 (SBT), que foi ao ar no dia 2 de janeiro, recebeu o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, especialista em drogas. O médico conversou com Marília Gabriela sobre os efeitos dos entorpecentes e contou como é sua experiência com pacientes que enfrentam o vício.

Autor de inúmeros livros e trabalhos sobre o assunto, Laranjeira é PhD em Dependência Química pela Universidade de Londres e professor titular de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo.

A entrevista é muito interessante e esclarecedora!

Assista na íntegra:




sábado, 8 de janeiro de 2011

Crimes em Juiz de Fora

CRIMES EM SÉRIE
Encontrada quarta
mulher assassinada na cidade

Mais uma mulher foi encontrada morta, com parte do corpo nu, na manhã de ontem, em um terreno baldio, ao lado do Exposhop, às margens da Avenida Brasil, no Bairro São Dimas, Zona Norte. A vítima foi estrangulada e estava com o sutiã enrolado no pescoço. Esse já é o sexto ataque e o quarto assassinato semelhante desde o final de novembro.

Olavo Prazeres/07-01-11







Polícia localizou
o corpo em terreno
baldio ao lado do Exposhop

domingo, 2 de janeiro de 2011

Treinamento Policiais de Mar de Espanha








Policiais do Pelotão de Mar de Espanha fazem treinamento com armamento pesado na sede do 27 BPM em Juiz de Fora. Foram capacitados 30 Policiais das cidades que fazem fronteira com estado do Rio de Janeiro.