Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Patrulhamento Aquatico em Chiador




Por volta de 04:00h da madrugada de 5ª feira dia 23/06/2011, o Guarnição do 4º GP PM MAMB Mar de Espanha, composta pelo 3º Sgt Marques, 3º Sgt Gomes, Cb Reginaldo e Cb Luizetto, apoiado pela Gurp de patrulhamento embarcado de Além Paraíba Cb Dutra (piloteiro) e Cataguases Cb Sucassas, sob o comando do Srº Cap Alexandre, comandante do 5º Pel PM Esp M Amb sediado em Cataguases, realizamos patrulhamento de barco no Rio Paraiba do Sul, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, no município de Chiador onde apreendemos 197 M² (CENTO E NOVENTA E SETE METROS QUADRADOS) de redes de pesca e uma tarrafa, petrechos de uso proibido. Pelos resultados da operação, em breve será efetuado novos patrulhamentos de barco naquele município.

Tráfico de drogas em Pequeri

Prisão dos suspeitos aconteceu depois de um ano de investigação



Um homem e uma mulher foram presos em Pequeri acusados de tráfico de drogas. Com eles, foram encontradas mais de 300 pedras de crack, além de outras substâncias. Foi a maior apreensão na cidade neste ano.

Leia também: Casal é preso suspeito de tráfico de drogas em Pequeri

A prisão do casal aconteceu depois de um ano de investigação. A Polícia Militar (PM) recebeu denúncias anônimas informando que o traficante agia em um açougue e bar em Pequeri. A PM cumpriu mandados de busca e apreensão e encontrou 335 pedras de crack, 73 papelotes de cocaína, e 27 tabletes de maconha. Também foram recolhidos quase R$5 mil em dinheiro, que segundo a polícia estava em notas pequenas indicando o tráfico.

O que espanta a Polícia Militar é a quantidade de droga apreendida, o que é considerado muito para uma cidade de pouco mais de três mil habitantes, como é Pequeri. A última ocorrência foi em 2010, quando os policiais apreenderam apenas uma pedra da mesma droga. As investigações querem descobrir agora,onde a droga seria distribuída.

Ainda segundo a PM, Pequeri não tem um número expressivo de usuários de drogas, principalmente de crack. Os moradores da cidade estão impressionados com a apreensão.

 


Fonte: Portal  Megaminas

Luan Santana Também é PROERD


Luan Santana apoia o PROERD

Na noite de sexta-feira, o cantor Luan Santana, que faz muito sucesso entre os jovens, recebeu em seu camarim, no Parque de Exposições da cidade de Muriaé, os Instrutores do PROERD. O cantor falou que já conhecia o programa e que também foi aluno quando cursou o 5º ano do ensino fundamental, cantando até um trecho da música do PROERD. Na oportunidade ele gravou um depoimento que será repassado às crianças e adolescentes do PROERD incentivando a ficarem longe das drogas e da , além de autografar um livro que será repassado ao aluno que se destacar durante as aulas do PROERD desse semestre de 2011.

Fonte: Fan Club Oficial do cantor;
Blog Proerd Muriaé

Colaboração:

Cb Bastos - Isntrutor PROERD
Mar de Espanha, Chiador e Senador Cortes

terça-feira, 21 de junho de 2011

Efeitos do OXI


Artigos
http://www.antidrogas.com.br/linha.gif

Seis efeitos devastadores do Oxi 
 Fonte: Revista Veja
Droga leva pasta base de cocaína, cal virgem e querosene em sua composição

O oxi, nova droga que está se espalhando pelo Brasil, é ainda mais nociva que o crack. Por sua aparência amarronzada, já foi definida como ‘rapadura do diabo’. Sua composição, que leva cal virgem e até querosene, dá uma ideia do poder devastador e tóxico que possui.

"Ainda não deu tempo de avaliar o real efeito nocivo da droga, contudo, sabe-se que é intenso", diz o psiquiatra Thiago Fidalgo, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes do Departamento de Psiquiatria (PROAD) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Ambulatório de Dependência Química do Hospital AC Camargo.

Especialistas acreditam que a devastação se inicia um minuto após o consumo. Internamente, a droga devasta o sistema nervoso central, o coração, o pulmão e o fígado. O menor dano causado no dependente é o envelhecimento precoce causado pela perda de colágeno.

"Suas substâncias químicas causam mais dependência com um custo relativamente inferior”, diz Fidalgo, referindo-se ao valor da pedra do oxi, menor que a do crack. A dependência, porém, cobra caro do organismo, causando danos muitas vezes irreversíveis, como problemas cognitivos e até morte súbita.

1- Morte de neurônios

A droga é responsável pela ativação excessiva do sistema nervoso central, o que provoca morte de neurônios. Com o decorrer do consumo, a droga altera as funções psicomotora e cognitiva, causando perda contínua de memória, problemas de concentração, irritação e insônia, além do risco de desencadear transtornos psiquiátricos em pessoas com predisposição.


2- Perda do prazer

A sensação de prazer causada pela droga é tão intensa que resulta no esgotamento temporário da reserva da dopamina - importante neurotransmissor no cérebro responsável, entre outras coisas, pela sensação de prazer. Cada vez que se consome a droga, gera-se adaptação cerebral, com menor ativação dos neurô

3- Acidente Vascular Cerebral

A sensação de prazer causada pela droga é tão intensa que resulta no esgotamento temporário da reserva da dopamina - importante neurotransmissor no cérebro responsável, entre outras coisas, pela sensação de prazer. Cada vez que se consome a droga, gera-se adaptação cerebral, com menor ativação dos neurônio

4- Infarto

O risco de AVC (acidente vascular cerebral) é grande entre os dependentes, já que a droga provoca aumento da pressão arterial, diminuição do fluxo sanguíneo cerebral e diminuição do fluxo do sangue cardíaco. Resultado: lesão celular e grande risco de lesão cerebral.

5- Câncer

Aqui tudo começa pela boca. As vias aéreas são lesionas pela fumaça estendendo os problemas pelo sistema respiratório. A exposição ao calor da fumaça pode causar câncer em toda a via aérea.

6- Infecções pulmonares

A fumaça corrosiva leva à destruição do tecido pulmonar. Além disso, as repetidas lesões causadas pelas substâncias químicas deixam as portas abertas para eventuais infecções, aumentando o risco de pneumonia ou mesmo tuberculose.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


Colaboração: Cabo Bastos – Instrutor do PROERD

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Escola Estadual Mar de Espanha é ouro no JEMG

Fonte: JORNAL O MAR DE HESPANHA


Escolas Estaduais trazem ouro e bronze do JEMG



Duas medalhas de ouro e duas de bronze.  Escolas de Mar de Espanha brilham no JEMG





As escolas estaduais Mar de Espanha e Estevão Pinto, ambas, conquistaram medalhas de ouro e bronze na etapa microrregional do JEMG - Jogos Estudantis de Minas Gerais.
  Os jogos foram realizados entre os dias 17 a 21, sendo que a E.E. Mar de Espanha disputou no módulo I, na cidade de Bom Jardim de Minas e a E.E.Estevão Pinto, no módulo II, na cidade de Arantina.
  Na etapa microrregional da SRE Juiz de Fora, participaram equipes de Juiz de Fora, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Matias Barbosa, Bom Jardim de Minas, Arantina, Belmiro Braga, Coronel Pacheco, Lima Duarte, Simão Pereira, Santa Rita do Jacutinga e Mar de Espanha.
  A E.E. Mar de Espanha, que já conquistara a medalha de prata em 2009 e ouro em 2010, repetiu a façanha em 2011, com a conquista da medalha de ouro no handebol feminino modulo I. Conquistou, também, a medalha de bronze na categoria futsal, masculino, modulo I.
  A E.E. Estevão Pinto, também, trouxe uma dupla conquista, com a medalha de ouro no futsal masculino, e medalha de bronze no xadrez masculino modulo II.
  A equipe ouro do handebol feminino da E.E. Mar de Espanha foi composto por: Daniela Delgado de Rezende, Fernanda Saramella de Melo, Lohraine dos Reis de Oliveira, Larissa Teixeira Moraes, Ana Carolina Delecrode de Souza, Camila Costa Catiçani, Laís Gonçalves Esteves, Larissa Arcângelo Geraldo, Darlene Aparecida de Souza, Barbara de Moraes Caetano, Ana Luisa Silva Bergamasso, e Gabriela Gavioli Pacheco. A professora responsável é Thais Aparecida Paula Faria, e as acompanhantes Elizabete Diogo Araujo dos Santos e Iclea de Castro Santos.
  A equipe bronze do futsal masculino da E.E. Mar de Espanha foi composto por: Carlos Magno Lima Ramos, Pedro Henrique Souza de Vito, Felipe Rocha Freitas, Igor Silva Oliveira, Renam Miranda Soares, Douglas de Castro Dias, Lucas Marques Rossetti, João Paulo Oliveira de Souza, Andre Kaizer Souza, Jose Miguel de Almeida Jr., Leonardo Marçal Silva, Elias Vander da Silva, Renato Vieira Maia e Silva e Bruno Vieira Maia e Silva. O professor responsável foi Daniel Palha Bastos, com as mesmas professoras acompanhantes da equipe de handebol
  A equipe técnica foi formada pelo técnico Moebio Felicíssimo Silvino e auxiliar-técnica Thais Aparecida Paula Faria. A diretora da escola é Creonice Marques Rossetti.
   A equipe ouro do futsal da E.E.Estevão Pinto é composto por: Pablo Leandro Correa Massambani, Marques Junior Xavier de Lima. Raul dos Santos Silva, Bruno de Souza Barbosa, Richardson Ribeiro Dias, Lucas Valentim Pereira Cescon, Arthur Souza de Vito, Cleverson der Souza Machado, João Guilherme de Oliveira, Gerson Celeone da Silva Alves, Kelvin Carvalho de Souza, Emerson Junior Martins dos Santos.
 A equipe técnica foi Alex Marques da Silva Costa e Alan Molina Batista.
     O ganhador da medalha de bronze da escola é Victor Rezende Franco. Equipe técnica: Ylcimar Gonçalves Biancard. O diretor da escola é Antonio Jose Ferreira. Representaram o município; o coordenador de esportes Diego Cardoso e Sofia Miranda.
    As duas equipes medalha de ouro do handebol (fem.), futsal (masc.) e xadrez (masc.) vão participar da etapa regional, que será disputada entre os dias 27 de junho a 02 de julho em Cataguases.

Ruas esburacadas causam transtornos para a população

Fonte: JORNAL O MAR de HESPANHA
 Cidade sofre com ruas esburacadas

A Rua Luiz Rodrigues Martins, importante via que liga o Bairro Floresta ao Bairro Jardim Guanabara, é um exemplo de precariedade dos métodos de urbanização do município. A rua tem 3 tipos de calçamento indo do pé-de-moleque, bloquete e asfalto. Todos os três apresentam defeitos, buracos e má execução de obra. Parte do calçamento cedeu e o bueiro está sujeito à erosão.
   O problema da urbanização precária pode ser encontrado em quase todos os bairros, mas é mais grave nos bairros mais novos. Balança, Jardim Guanabara e Floresta têm os piores calçamentos da cidade, com uma infinidade de buracos.
  O mais curioso é que são obras são relativamente recentes. Obras quase centenárias como os calçamentos da praça e da Rua Miranda Manso estão razoavelmente preservadas, apesar de antigas, mas as obras executadas, nos últimos 30 anos, estão, na sua grande maioria, esburacadas e danificadas, o que sugere uma suposta sub execução ou uso de material de má qualidade.
  Recebemos constantes reclamações de taxistas, motoristas e moradores reclamando das condições de calçamento nos mais diferentes bairros. Os motoristas reclamam de aumento de custo de pneus e amortecedores. Os moradores reclamam da lama e dificuldade de acesso.
    È claro que a reforma da rede de água da Copasa, contribuiu muito para agravar a situação, mas faltou fiscalização e cobrança da prefeitura para exigir a qualidade dessa recuperação.
  O município precisa definir a sua política publica de recuperação de vias, ou instalações considerando os critérios de qualidade e durabilidade

Vem aí Exposição Agropecuaria Mar de Espanha

Mar de Espanha

    A XXVIII Exposição Agropecuária e V FAIME de Mar de Espanha, será realizada entre os dias 06 a 10 de julho. No dia 7 a noite de abertura haverá o show do cantor de funk Buchecha, (da antiga dupla Claudinho e Buchecha).  No dia 08, será o show de Edson (da dupla dissolvida Edson e Hudson). O evento deve contar, também, com o grupo Beijo Apimentado, a dupla Fabrício e Gabriel e Banda Slide. Da prata da casa, deve participar o pagode do Art Júnior.Prestigiem! A Festa é nossa.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Formatura do Proerd Mar de Espanha












CONVITE

A Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas Estaduais e Municipais, têm o prazer de convidar vossa senhoria e digníssima família para participarem da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.

Data: 30 de Junho de 2011
Local: Quadra Poliesportiva Municipal de Mar de Espanha
Horário: 19:00h

Sua presença é fundamental para abrilhantar ainda mais este evento.


                “NOSSAS CRIANÇAS, LONGE DAS DROGAS”





sexta-feira, 3 de junho de 2011

 ORIENTAÇÕES DA POLICIA AMBIENTAL:

 CRIMES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.
É Crime contra o Meio Ambiente, explorar, desmatar, extrair, suprimir, cortar, danificar ou provocar a morte de florestas e demais formas de vegetação (árvores, arbustos, gramas entre outras) em área de preservação permanente (área de preservação permanente são aquelas áreas localizadas ao longo de rios, riachos, brejos, em volta de minas e nos topos de morro), sem autorização especial (autorização que é concedida pelo IEF) ou intervir em área de preservação permanente, ainda que esta esteja descoberta de vegetação. Quem comete esse crime é punido administrativamente com uma multa no valor de R$ 1.083,30 à R$ 3.249,91 por hectare ou fração (que dizer que se a intervenção ocorreu em 500m² à multa será entre os valores acima descritos), além do autor  responder na justiça por crime contra o Meio Ambiente.
Outra intervenção em área de preservação permanente é:
Realizar o corte ou a supressão de árvores isoladas em áreas de preservação permanente (área de preservação permanente são aquelas áreas localizadas ao longo de rios, riachos, brejos, em volta de minas e nos topos de morro); Área de reserva legal (horto florestal e outros); Unidades de Proteção Integral (Parques  Federais, Estaduais e Municipais). Quem comete esse crime é punido administrativamente com uma multa no valor de R$ 120,36 a R$ 361,10 por árvore, além de responder na justiça por crime contra o Meio Ambiente.

Agora que você tomou conhecimento de alguns crimes ambientais, faça sua parte denuncie pelos telefones: 3276-1735; 3276-1692 e 181. O sigilo é garantido. Contamos com você para cuidar do nosso Meio Ambiente.

OCORRENCIAS DE VULTO DO MÊS DE MAIO:
1)- EM 20/05/2011, POR VOLTA DE 12:00H, NA CIDADE DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO, A EQUIPE M AMB COMPOSTA PELOS SGT GOMES E CB J ROBERTO EM ATENDIMENTO A SOLICITAÇÃO DA ENGENHEIRA FLORESTAL DO IEF DO REFERIDO MUNICÍPIO RELATANDO PODA DRÁSTICA EM ÁRVORE DE LOGRADOURO PÚBLICO E QUE DESCONHECIA A AUTORIA. A EQUIPE COMPARECEU AO LOCAL E APÓS CONTATO COM VÁRIOS VIZINHOS IDENTIFICARAM A AUTORA QUE APÓS ESCLARECIMENTOS RELATOU QUE FEZ A PODA TEMENDO QUE OS GALHOS DAS ÁRVORES ATINGISSEM A REDE ELÉTRICA E QUE NÃO CONTATOU COM NENHUM ÓRGÃO PARA O FEITO. FOI LAVRADO O REDS NR 2011-878090-001, BO NR 51.338/11 AI_IEF NR 96499 NO VALOR DE R$1.083,03 (UM MIL E OITENTA E TRÊS REAIS E TRÊS CENTAVOS), A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EMBARGADAS NO ATO.


2)- Em 23/05/2011, por volta de 05:50h, na cidade de São João Nepomuceno, após o recebimento de varias denúncias e ter sido realizado levantamentos, foi solicitado pelo Cmt da Polícia Ambiental de Mar de Espanha um mandado de busca e apreensão em desfavor do autor Sr° A. G. D., sendo discriminado a sua residência rural e urbana, nesta data foi montada uma operação com todos os componentes da Polícia Ambiental de Mar de Espanha que contou ainda com o apoio de uma equipe do Policiamento de São João Nepomuceno, que após realizarem buscas simultâneas nas residências dos autores no bairro Alto dos Pinheiros e em um Sítio pertencentes à mesma família, lá encontraram vários indícios da prática da caça, prática essa ilegal e combatida pela Polícia Ambiental.
Foram apreendidos vários instrumentos que caracterizam a prática da caça, tais como seis aratacas (armadilhas), várias armas brancas (facas), várias munições, sete espingardas, dois trabucos, várias coronhas para espingardas, repelentes, entre outros petrechos e 38 (trinta e oito) quilos de carnes que serão periciadas para verificar se são carnes de caça ou não. Duas pessoas foram presas em flagrante delito e autuadas devendo agora dar explicações à justiça.
O Grupamento de Polícia Ambiental, sediado em Mar de Espanha trava uma luta desleal no combate a esse tipo de crime, pois cobrimos uma região muito grande compreendendo dez municípios e seu efetivo é de apenas cinco Policiais, devido a isso é imprescindível a participação da população através do Disque Denúncia.
 
3)- Em 26/05/2011, por volta de 14:00h, durante patrulhamento ambiental no município de Bicas, a Gurp de serviço M Amb, composta pelos 3° SGT Gomes e CB J. Roberto depararam com um desmate em uma área comum de pastagem de 01 (um) hectare em formação campestre onde ocorreu o corte raso de 50 (cinqüenta) árvores nativas diversas com rendimento de 04 (quatro) dúzias de mourões e 20 (vinte) ésteres de lenha, depositados no local do corte. Foi registrado o BO. Nr 51357 e REDS Nr 2011-000915718-001 AI-IEF/SEMAD Nr 96500 no valor de R$421,27; ficando apreendidos no local 04 (quatro) dúzias de mourões e 20 ST de lenha, ainda suspensa a continuidade das atividades até solução junto ao IEF.