Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

quinta-feira, 21 de julho de 2011

SERRARIA CLANDESTINA EM DESCOBERTO


POLICIA AMBIENTAL EM AÇÃO.

Em 19/07/2011, por volta de 12:05h, na cidade de Descoberto a Gurp de serviço M Amb, composta pelos: 3° SGT Gomes e CB PM R. Luizetto. Com apoio da Gurp do DST PM de Descoberto, composta pelo 3° SGT PM Marco Antônio e SD Chagas, Durante patrulhamento os militares depararam com uma serraria clandestina, sendo que no ato da fiscalização foi constatado o armazenamento de 10 metros cúbicos de toras nativas diversas e 07 metros cúbicos de madeira beneficiada em pranchas e tábuas, 02 motosserras sendo: 01 com registro no IEF Nr 00171043-3 em nome da Lavanderia Santa Maria LTDA – CNPJ 08.116.119/0001-36 HUSQUARNA  e  outra sem a devida documentação.  Foi registrado o BO. Nr 51458 e REDS Nr 2011-001268292-001 AI-IEF Nr 96460 no valor de R$5.055,16, Prisão em flagrante delito do autor, apreensão de 01 Motosserra, 10 metros cúbicos de toras nativas diversas, 07 metros cúbicos de madeira beneficiada em pranchas e tábuas, 01 engenho de serra elétrico “Pica-Pau” 01 serra circular elétrica, ficando as atividades suspensas até solução junto ao órgão ambiental.




sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Era Digital das Ocorrências Policiais

PM prepara serviço de atendimento por e-mail Serviço será dedicado a casos considerados mais leves, como furtos, perda de bens materiais e de documentos. Lançamento deve ser em agosto
Thobias Almeida
Publicação: 15/07/2011 06:00 Atualização: 15/07/2011 06:28
Sai a burocracia da espera e da papelada e entram o conforto e a agilidade virtual. A internet vai se tornar, em breve, a mais nova aliada da Polícia Militar para facilitar o atendimento ao cidadão e a coleta de dados em Minas Gerais. Em agosto deve ser lançado um serviço on-line que, entre outras novidades, oferecerá ao usuário a possibilidade de registro de um boletim de ocorrência a partir da web, eliminando um procedimento remanescente do século passado que hoje toma horas daqueles que necessitam comunicar formalmente um fato à polícia. O alto comando ainda definirá a data exata da apresentação dessa nova ferramenta.

O assunto ainda é tratado com sigilo pela cúpula da PM. O setor de tecnologia da corporação trabalha na fase de conclusão do projeto. Forças de segurança de estados como Rio da Janeiro e São Paulo já atravessaram os portões da era digital e, com base em tais experiências, é possível ter uma noção sobre o que está por vir.

Em Minas, falta, por exemplo, a definição sobre quais crimes serão incluídos nesse sistema e outros detalhes operacionais. Provavelmente, delitos de menor potencial ofensivo, como furtos, ou incidentes como perda de bens materiais e documentos pessoais poderão ser comunicados a distância. Há a expectativa de que o cidadão consiga até mesmo imprimir o boletim de ocorrência a partir do computador de casa. O Estado de Minas apurou que o pacote de avanços tecnológicos irá além dessas possibilidades, mas oficiais se limitam a confirmar que o sistema entra em operação neste semestre.

O único serviço on-line oferecido pelas forças de segurança mineiras é da Polícia Civil. Por ele é possível obter via internet, no site da PC (www.pc.mg.gov.br), atestado de antecedentes criminais. De acordo com a instituição, um projeto semelhante ao da Polícia Militar está sendo desenvolvido, mas não há uma data prevista para o lançamento. No endereço eletrônico da PC há um link chamado “Delegacia Virtual” que, ao ser clicado, exibe uma mensagem informando: “Você poderá preencher uma pré-ocorrência policial, que será registrada no programa Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e acessada em todas as delegacias de polícia de Minas Gerais”.

Enquanto isso... São Paulo e Rio já têm
Em São Paulo, o internauta dispõe da Delegacia do Cidadão, para comunicar furtos de veículos ou de placas, desaparecimento de pessoas, furto ou perda de documentos, celulares, e acompanhamento do boletim. As alternativas são idênticas no site da Secretaria da Segurança Pública e no portal da Polícia Civil. O documento emitido tem caráter oficial e é exigido o fornecimento de endereço eletrônico. Delito que envolva ameaça à pessoa, como roubo, ou perda de dinheiro e objetos como máquinas fotográficas, deve ser comunicado pessoalmente. Já no endereço da Polícia Militar há o cadastro de ocorrências na capital e boletim de ocorrência de acidentes de trânsito em vias estaduais. No Rio de Janeiro, a Polícia Civil criou a Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão, em bairros como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Ela registra extravio de documentos e denúncias. Funciona como pré-registro e exige a ida a uma delegacia para validar o procedimento, com data pré-agendada via e-mail. 

fonte: Portal UAI

terça-feira, 12 de julho de 2011

Vem aí Arma não Letal - TAISER

TASER - A Arma não letal (leia teizer )
A aquisição de produtos TASER por parte dos Órgãos Públicos depende da prévia autorização emitida pela DFPC (Diretoria de Fiscalização de produtos Controlados – Exército Brasileiro – Ministério da Defesa) e da autorização do Governo Norte-Americano. 

O TASER não é um mero dispositivo de choque, é a exclusiva Arma Não Letal que emite Ondas T - as TWaves - que paralisam o criminoso, pois, interrompem a comunicação do cérebro com o corpo.

O resultado é paralisação imediata, seguida de queda, caso o agressor esteja de pé. O objetivo do TASER é, portanto, criar uma "janela" de tempo suficiente para que o policial possa algemar o criminoso, levá-lo preso e/ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo de paralisação fica a critério do policial, pois, depende da decisão deste em manter o gatilho pressionado.

Sistema Nervoso Central - (cérebro e coluna espinhal) - Centro de comando e processamento de informações para a tomada de decisões.
Sistema Nervoso Sensorial - Nervos que transportam as informações do corpo (temperatura, tato, etc.) para o cérebro.
Sistema Nervoso Motor - Nervos que transportam os comandos do cérebro até os músculos para controlar os movimentos do corpo.
Aparelhos de Choque Elétrico - Agem no Sistema Nervoso Sensorial, causando dor. 
Pessoas muito fortes, ou sob o efeito de drogas/álcool, podem ser imunes aos aparelhos de choque elétrico.

Armas TASER - Agem no Sistema Nervoso Sensorial e, também, no Sistema Nervoso Motor.Paralisando e derrubando IMEDIATAMENTE qualquer pessoa.
Não importa quão forte,treinada-ou mesmo drogada ou embriagada-esta esteja.














Este é o TASER -modelo M26 - versão exclusiva para as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública, Guardas Municipais e Empresas de Vigilância Privada autorizadas a utilizar armamento.
Imagem acima mostra a arma TASER M26.

Na imagem acima, a arma TASER M26 na cor amarela, com um cartucho laranja que tem o alcance de 10,6 metros. A maior parte das armas TASER presentes no Brasil são deste modelo e desta cor.


A imagem acima mostra o interior da arma TASER M26. Sem balas, sem pólvora, sem chumbo, sem mortes. 


O pente do TASER M26 é "municiado" com oito pilhas recarregáveis, do tipo AA, das marcas Sanyo, GP, Sony ou Energizer.
Estas pilhas geram energia suficiente para cerca de 100(cem) disparos à plena carga. 
É também possível usar baterias AA alcalinas (do tipo: Duracell Ultra), sendo que estas últimas irão gerar energia suficiente para cerca de 20 disparos.  

A imagem mostra a arma TASER M26, com um cartucho na extremidade do cano, pronto para ser acionado, e um acessório, opcional, que permite acoplar um segundo cartucho na base da coronha.
 
O TASER M26 é fornecido com a Mira Laser.
Acessório padrão, extremamente importante em função de dois aspectos, visto que reduz a possibilidade do Policial não acertar o alvo e, sobretudo, a Mira Laser, por si só, é um fator de imposição de respeito à autoridade, afinal, basta posicionar o ponto luminoso sobre o corpo do suspeito e dar-lhe "voz de prisão" para que este se sinta inibido em esboçar reação.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FORMATURA DO PROERD MAR DE ESPANHA

Em 30 de junho de 2011, foi realizado na quadra Poliesportiva Municipal de Mar de Espanha a formatura de cerca de 250 crianças do PROERD,a solenidade contou com a presença de alunos das Escolas das cidades de Mar de Espanha e Senador Cortes, além dos pais, responsáveis, autoridades civis e militares, representantes políticos, crianças e adolescentes de outras escolas .
A solenidade foi muito elogiada por todos os seguimentos da sociedade e rendeu, mais uma vez, diversos elogios ao trabalho da PM quanto a realização do PROERD. Com a participação do PM Amigo Legal, do mascote DAREM e a apresentação de um vídeo no qual o cantor Luan Santana relatava que também havia se formado no PROERD, se tornou um momento mágico durante a formatura o que foi demonstrado pela reação positiva das crianças.
Durante a solenidade, como forma de reconhecimento, foram premiados os alunos autores das cinco melhores redações do PROERD e entregues certificados às diretoras das escolas participantes do projeto. Ao final, os instrutores do PROERD e demais policiais presentes receberam abraços das crianças em agradecimentos e incentivando ainda mais o desenvolvimento do PROERD.

Instrutor: Cabo Bastos

sábado, 2 de julho de 2011

Policia Ambiental de Mar de Espanha em Ação


Resenha Junho 2011 – Polícia Ambiental.

ORIENTAÇÕES DA POLICIA AMBIENTAL:

 CRIMES CONTA A FLORA.

É Crime contra o Meio Ambiente, realizar o corte raso ou a supressão total de árvores em lotes urbanos sem autorização do órgão ambiental (IEF). Quem comete esse crime é punido administrativamente com uma multa no valor de R$ 120,36 a R$ 361,10 POR ÁRVORE, com outras cominações: suspensão da atividade; apreensão e perda do produto e subproduto (LENHA); apreensão dos equipamentos utilizados na infração (MACHADO, MOTO SERRA, ETC...) e custas do transporte para o depósito. Além de o autor responder na justiça por crime contra o Meio Ambiente e penalizado com a reposição florestal na proporção de 10 mudas para cada árvore cortada, devendo ser feito o replantio das cortadas, no próprio imóvel.

OCORRÊNCIAS DE VULTO DO MÊS DE JUNHO:
1) - Em 01/06/2011, por volta de 09:30h, na cidade de Mar de Espanha a equipe M Amb durante fiscalização em local de desmate constataram que a autora utilizou documento de autorização expedida pelo IEF em área diferente da autorizada, tendo ocorrido o corte de 19 (dezenove) árvores nativas diversas em uma área urbana de 664,4 m² de mata. Ficando 02 (dois) st lenha apreendidos no local sob responsabilidade da proprietária. Foi ainda constatado que a calçada em frente ao terreno, que é tombada pelo decreto municipal nr 21/2008 datado de 15/10/2008, foi danificada, fato comunicado ao IBAMA, por se tratar de crime ambiental. Foi registrado o BO Nr 51368 e REDS Nr 2011-000953422-001 AI-SEMAD Nr 96501 no valor de R$601,82 foi encaminhado anexo aos registros 02 (duas) fotos, cópia do decreto municipal.

2)- Em 07/06/2011, por volta de 11:30h, na cidade de Mar de Espanha, a equipe M Amb composta pelos Sgt Gomes e Cb Reginaldo  durante patrulhamento ambiental pelo local depararam com o autor Suprimindo, danificando vegetação natural, depositando restos de limpeza de lotes urbanos e aterro em Área de Preservação Permanente de 200 m²,  próximo a nascente curso d’água e um lago. sem autorização especial do IEF. Foi registrado o BO. Nr 51379 e REDS Nr 2011-000993260-001 AI-SEMAD Nr 96452 no valor de R$1.083,30.

3) - Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, de 06/06/2011 à 10/06/2011, na cidade de Mar de Espanha e Distritos, O CMT do 4° GP PM M Amb, Sgt Marques em conjunto com os órgão envolvidos, ou seja: Prefeitura Municipal, IEF, EMATER, SOCOOB/CREDIMATA, Cooperativa de Produtores de Leite de Mar de Espanha, ARTEMAR, União Recicláveis de Rio Novo LTDA, Grupo da 3ª Idade, COPASA e Sindicato Rural. Desencadeamos varias atividades durante toda a semana, ou seja: Passeata Ecológica; soltura de alevinos; recolhimento de resíduos às margens do percurso das passeatas;  recuperação da mata ciliar com o plantio de plantas nativas; ministrado palestras por biólogo do IEF, analista ambiental do SEMAD e Analista Ambiental do IEF atividades que foram realizadas na Estação Ecológica de Mar de Espanha, “Horto Florestal”, participação do 2° seminário de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário realizado pela 4ª Cia PM IND MAT em Juiz de Fora; eventos no Parque José Francisco Schetti (Praça Central) com a participação das Escolas do Município, com apresentação de teatros, desfile de moda com roupas confeccionadas com materiais recicláveis, doação de mudas nativas, ornamentais e frutíferas; exposição de fotos e trabalhos dos alunos participantes; exposição da oficina de materiais recicláveis e, com o apoio do Sgt Rocha e Cb Sucassa, da sede do 5° Pel Esp PM M Amb de Cataguases foi oficializado através de palestra o lançamento da campanha "Água Pura, Sem Fritura", oportunidade que fora mostrado a importância do recolhimento e correta destinação do óleo de cozinha usado. Trabalho de conscientização de toda a população de Mar de Espanha.  Sensibilização escolar e da comunidade do bairro Floresta e Distrito de Saudade, com palestras, arborização de ruas, passeata onde foi realizada a catação de resíduos jogados inadequadamente ao longo do trecho percorrido; à noite foi realizada palestra sobre o lixo e a usina de reciclagem da cidade; alem da divulgação do projeto “Água Pura, Sem Fritura”; e campanha mão que planta e a mão que preserva.

4)- Em 11/06/2011, por volta de 10:35h, na cidade de Bicas, a Gurp de serviço M Amb, composta pelos SGT Gomes e CB Reginaldo, durante patrulhamento no Município, obtiveram informações sobre caça predatória, com utilização de arma de fogo,  foram até a residência do denunciado onde foram recebidos pela Srª. N. A. S., esposa, após informarmos sobre o motivo da presença policial esta relatou que seu esposo não se fazia presente, intensificou-se a parlamentação e esta fez a entrega voluntária de 02 (duas) armas de fogo, sem identificação.  07 (sete) cartuchos cal. 32, sendo: 02 (dois) intactos e 05 (cinco) deflagrados, 02 (dois) recipientes, sendo: 01 (um) contendo esferas chumbo e 01 (um) contendo pólvora. Foi registrado o BO. Nr 51389 e REDS Nr 2011-001018744-001 foram apreendidas armas e munições, que foram entregues na DPJ de Bicas ao Policial Civil de plantão Luiz Plauto Cruz Fiaz, MASP 381751.   

5)- Em 18/06/2011, por volta de 11:30h, na cidade de Mar de Espanha, a Gurp de serviço M Amb, composta pelos CB PM Reginaldo e CB PM R. Luizetto. Tendo em data de 09/06/2010, lavrado o BOS n° 51372-10, dando conta que o envolvido estava aterrando uma vala nos fundos de sua residência, na ocasião foi solicitado junto ao órgão ambiental competente uma pericia técnica do fato. E ao recebermos o retorno com referencia ao processo administrativo n° 0500000582/11 – núcleo do IEF de Juiz de Fora, onde após pericia técnica verificou-se que o autor esta passível de autuação. Foi registrado o BO. Nr 51402 e REDS Nr 2011-001063736-001 AI-IEF Nr 96454 no valor de R$1.083,30 (mil e oitenta e três reais e trinta centavos), ficando as atividades suspensas até solução junto ao órgão ambiental.

6)- Em 20/06/2011, na cidade de Bicas, a Gurp de serviço M Amb, composta pelos  3º SGT Gomes e Cb Richardson, durante patrulhamento ambiental a equipe deparou com uma supressão de vegetação natural, construção de uma casa e limpeza de um lago, em uma área considerada de preservação permanente. O proprietário foi notificado e nesta data, 22/06/11 por não apresentar autorização especial do órgão ambiental competente foi autuado conforme AI-IEF Nr 96455 no valor de R$1.083,30, Foi registrado o BO. Nr 51413 e REDS Nr 2011-001089019-001 AI-IEF Nr 96455 no valor de R$1.083,30, atividades suspensas até solução junto ao órgão ambiental.
 
7)- Em 20/06/2011, na cidade de Bicas, a Gurp de serviço M Amb, composta pelos  3º SGT Gomes e Cb Richardson, durante patrulhamento ambiental a equipe deparou com uma supressão/destruição de vegetação natural, limpeza em um curso d’água em uma extensão de 1.500 (mil e quinhentos) metros, utilizando uma máquina retro-escavadeira. O proprietário foi notificado e nesta data, 22/06/11  por não apresentar autorização especial do órgão ambiental competente foi autuado conforme AI-IEF Nr 97127 no valor de  R$1.083,30, Foi registrado o BO. Nr 51414 e REDS Nr 2011-001089244-001 AI-IEF Nr 97127 no valor de R$1.083,30 (mil e oitenta e três reais e trinta centavos), atividades suspensas até solução junto ao órgão ambiental.