Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Capela de Santa Luzia - Senador Côrtes

Capela de Santa Luzia





Em meados dos anos de 1950, alguns senhores que residiam na localidade da Reta (Senador Côrtes) - entre elas podemos citar o comerciante Sr. José Rafael, os proprietários rurais Srs. Joaquim Major, Tote Major, Osvaldo Moreira, entre várias outras pessoas - se uniram e resolveram construir uma capela em devoção à Santa Luzia, onde durante muitos anos foram rezados terços todos os meses, e sempre no dia 13 de dezembro, dia dedicado à santa, é celebrada uma missa. Mas com o passar do tempo, a capela veio a ruir e desabou isso por volta dos anos de 1989 a 1992. Porém, com o empenho, dedicação e devoção do Sr. Vilsom de Souza Rabelo, na época Prefeito Municipal de Senador Cortes e com a ajuda de outras pessoas, reconstruíram a capela, que atualmente passou por nova reforma, administrada pelo nosso Pároco Padre Osmar.
Durante todos esses anos, a obra estrutural sofreu várias mudanças em sua parte física, mas a fé e a devoção dos fiéis de Santa Luzia continuam inabaláveis pelos que aqui vêm todos os anos, mostrar devoção e respeito à jovem santa Luzia, virgem e mártir, que morreu durante a perseguição de Diocleciano, por volta do ano 304.
Na Sicilia - Itália - é muito grande sua popularidade. Segundo a tradição, rejeitou a oferta de casamento, deu seus bens aos pobres, sendo delatada posteriormente como cristã por seu pretendente. Sofreu tortura moral, pois foi colocada em um prostíbulo, e física: foi martirizada pela espada. Ela há de nos ajudar a enxergar bem as coisas de Deus em nossos dias.