Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Internet via Radio

Internet no ar!

O termo "Internet via rádio" é muito popular quando nos referimos àquela internet que existe em muitos prédios e condomínios... geralmente baratinha, que sai do ar quando chove e tem uma velocidade razoável. E que, apesar de ser via rádio, chega em um cabo de rede no seu apartamento. Bom, a explicação para o cabo de rede é que, ela é via rádio do provedor até o seu prédio. Dali, é distribuida via cabo para os apartamentos.

Mas, o fato é que, o conceito "internet via rádio", engloba muito mais que isso. Quase todos os "tipos" de internet sem fio (wireless) são via rádio, isto é, são transmitidos em ondas de rádio (ondas eletromagnéticas). Isso envolve desde aqueles roteadores wireless que hoje em dia são comuns em casa, escritórios, o WiFi dos shoppings e outros locais públicos, até a polêmica internet 3G.

Esses tipos de internet estão se tornando cada vez mais populares, devido à facilidade e à mobilidade que proporcionam. Mas eles ainda são motivo de muita dor de cabeça, por diversos fatores.

Apesar do grande desenvolvimento dessa área, ainda não se pode dizer que o homem domina totalmente a tecnologia dos sistemas sem fio. Existem promessas de conexões wireless ultra rápidas, como o WiMAX, que promete velocidades de até 10GB/s (Dez Gigabytes por segundo). O 3G que promete velocidades de até 7MB/s. Enfim, são muitas promessas, teorias e suposições, mas não conheço ninguém que esteja completamente satisfeito, ou que não tenha reclamações sobre sua internet sem fio, seja qual for o tipo.

Tudo bem que estamos em um país ainda em desenvolvimento. Muitas pessoas culpam as prestadoras de serviço, operadoras... que instalam equipamentos inferiores, fazendo-os trabalhar no limite de sua capacidade e muitas vezes acima dela, prejudicando os usuários e beneficiando o
próprio bolso. Isso é fato. Mas a intenção deste post é mostrar uma outra dificuldade enfrentada pela tal internet sem fio, que por si só, ja é um pouco problemática, devido ao fato de que ela, assim como a maioria dos outros meios de comunicação sem fio, como TV aberta, estações de rádio FM e AM, etc, utilizam como meio de transmissão, um dos elementos mais instáveis que temos ao nosso redor, o Ar.


Quem assiste TV aberta e escuta rádio, já é familiarizado, mesmo que sem saber, com as interferências do ar. Um canal de TV aberta nunca é 100% limpo, às vezes sai do ar, fica fraco, dá "fantasma"... as rádios FM também... tem hora que dá um chiado aqui, outro ali... rádio AM nem se fala... dá cada ronco... e quanto mais você se afasta da região de onde o sinal é transmitido (da torre), mais fraca vai ficando a recepção, e mais sucetível a interferências também. (Aqui em JF, a maioria das torres de diversas empresas ficam no Morro do Imperador).

Enfim, chegamos onde eu queria... A internet via rádio, por ser via rádio, também enfrenta interferências. É mais ou menos como o "fantasma" da TV e como o chiado da estação de rádio. Elas atrapalham a comunicação entre os equipamentos responsáveis pela transmissão e pela recepção dos dados. E isso acontece o tempo todo. Existem mil métodos de correção de erros para recuperar as informações danificadas, coisas impressionantes, mas nem sempre eles dão conta...
Torre utilizada por um provedor de internet via rádio.

E quando chove...? Culpa da física! A transmissão de internet via rádio, para ser satisfatória, tem de ser feita em altas frequências, geralmente acima de 1Ghz (Um Gigahertz). Acontece que, essas ondas de rádio em frequências mais altas, na chuva(água) e em situações de alta umidade, são fortemente atenuadas (enfraquecidas), impossibilitando muitas vezes a comunicação. É por isso que quem tem internet via rádio (a do primeiro parágrafo), muitas vezes fica off-line quando chove. Também é por isso que aquela internet wireless do vizinho, que pega na sua janela com dois pontinhos de sinal, quando chove, costuma sumir... O 3G também é afetado na chuva.

E ainda temos mais um agravante, no caso de Juiz de Fora, estamos em um vale montanhoso e nossa topografia definitivamente não foi feita para as ondas de rádio. É morro pra cá, morro pra lá... no centro, quando não é morro, é prédio. Obstáculos que deixam qualquer técnico instalador de cabelo em pé.

Como diria um ex-professor meu de Telecomunicações, Francisco Martins, do SENAI, "Pra mexer com ondas de rádio, tem que gostar, pois é muita coisa que tem pra dar errado.".

E ele tem razão. Por isso, na hora de escolher uma internet via rádio, pesquise, veja se você tem um vizinho que já tenha, onde você possa testar o serviço, procure opiniões, efim, teste. Pois só a física ja dá bons motivos para você ficar com o pé atrás.

É claro que, se você tem um Velox e quer instalar um roteador wireless na sua casa, por exemplo, é muito menos crítico, pois são distâncias menores, só você e sua família que irão usar, enfim, é muito mais simples e, na maioria dos casos é satisfatório. Mas que fique claro, internet sem fio e instabilidade andam bem próximas. Tudo tem que ser planejado adequadamente, desde os equipamentos a serem utilizados de acordo com a sua necessidade, até a maneira de uso, para que você não tenha dor de cabeça.

O próximo post fica por conta do 3G, que por si só, ja merece um post inteiro. Vou explicar por que é mais problemático ainda.

Se alguém não entendeu alguma coisa, achou isso aqui legal, ou muito ruim, este é um espaço aberto para críticas e sugestões!

Até a próxima!

3 comentários:

  1. O melhor Show do Brasil - Toninho Malta & Banda Chamego de
    Rapariga (011) 8476-9275 - SP. Salvador - Bahia - Fone: (71)9169-5573 - Email: luizjuruna@hotmail.com - Lançamento do Cd "BONITO E RAPRIGUEIRO"
    www.youtuby.com/toninhomalta

    ResponderExcluir
  2. Até o mundo da web é pequeno, não é que o cara da foto na torre sou eu... fiquei feliz por fazer parte da sua matéria.
    Sucesso...

    ResponderExcluir