Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tabela IPVA 2011


2011
IPVA tem redução média de 7% em MG
Os 137.559 proprietários de veículos tributados em Juiz de Fora e os de todo estado já podem consultar os valores do IPVA 2011, divulgados ontem, pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). Segundo o levantamento realizado pela SEF, o valor do imposto teve uma queda média de 7% no estado, na comparação com os valores cobrados no último ano. Em Juiz de Fora, segundo levantamento realizando com alguns dos veículos populares mais vendidos no país, a queda varia entre 2,72% e 8,60%, de acordo com os modelos pesquisados (ver quadro). Os valores para o exercício 2011 podem ser consultados na internet por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo (bit.ly/IPVA-Renavam) ou pela marca/modelo (bit.ly/IPVA-Modelo).
Apesar da redução, a SEF/MG espera um crescimento de 15% na arrecadação do imposto devido ao crescimento da frota no estado. Ao longo de 2010, o número de carros registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) subiu de 5,8 milhões para 6,3 milhões, aumento equivalente a 8,62% no total de emplacados tributáveis. Em valores, a previsão da SEF é de que o IPVA gere recursos da ordem de R$ 2,3 bilhões.
Em Juiz de Fora, a Superintendência Regional da Fazenda ainda não possui dados locais, segundo o coordenador regional, José Márcio Gomes Bessa. No entanto, o percentual de crescimento da base tributada poderá ser bem superior ao registrado em Minas. Isso porque, segundo Bessa, a frota teve um crescimento 17,81% na regional (que engloba Juiz de Fora e outros 132 municípios da Zona da Mata e Vertentes), passando de 157.786 no último exercício, para 185.895, de acordo com dados computados até outubro. Conforme números relativos apenas aos emplacamentos, Juiz de Fora recebeu somente, este ano, 12.779 novos veículos, conforme números do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-MG) levantados até outubro.
Pagamento
A partir de hoje, as agências bancárias credenciadas (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil) já estão aptas a receber o pagamento do imposto, que tem seu primeiro vencimento em 17 de janeiro, para veículos com placa final 1. O pagamento poderá ser efetuado nos guichês de caixa, terminais de autoatendimento e internet. É necessário que o contribuinte tenha em mãos o número do Renavam. Quem optar pelo pagamento em cota única terá 3% de desconto.
O contribuinte que não efetuar o pagamento do IPVA até os vencimentos estará sujeito a multa e juros calculados sobre o valor total do imposto ou das parcelas. A multa é de 0,3% ao dia até o 30º dia. A partir do 31º dia, será de 20%. A partir do mês subsequente ao do vencimento existe a incidência dos juros de acordo com a taxa Selic.
O secretário-adjunto da SEF/MG, Pedro Meneguetti, informou, em entrevista ontem, que o contribuinte que discordar do valor do IPVA de seu veículo tem até 22 de dezembro deste ano para entrar com pedido de revisão da base cálculo junto a uma unidade fazendária. Em Juiz de Fora, o endereço é Rua Halfeld 422, Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 11h e das 13h às 17h.
No requerimento deverá constar nome do interessado, endereço atualizado, código do Renavam, placa do veículo e exposição sobre a discordância, acompanhado de cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e cópias de no mínimo duas publicações especializadas, relativas a dezembro.
A SEF/MG também informou o novo valor da Taxa de Licenciamento, que teve um reajuste de 9,12%, chegando a R$ 62,17. O valor do seguro obrigatório (DPVAT), que tem seu vencimento juntamente com o da primeira parcela do IPVA, ainda não foi divulgado.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário