Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

terça-feira, 21 de junho de 2011

Efeitos do OXI


Artigos
http://www.antidrogas.com.br/linha.gif

Seis efeitos devastadores do Oxi 
 Fonte: Revista Veja
Droga leva pasta base de cocaína, cal virgem e querosene em sua composição

O oxi, nova droga que está se espalhando pelo Brasil, é ainda mais nociva que o crack. Por sua aparência amarronzada, já foi definida como ‘rapadura do diabo’. Sua composição, que leva cal virgem e até querosene, dá uma ideia do poder devastador e tóxico que possui.

"Ainda não deu tempo de avaliar o real efeito nocivo da droga, contudo, sabe-se que é intenso", diz o psiquiatra Thiago Fidalgo, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes do Departamento de Psiquiatria (PROAD) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Ambulatório de Dependência Química do Hospital AC Camargo.

Especialistas acreditam que a devastação se inicia um minuto após o consumo. Internamente, a droga devasta o sistema nervoso central, o coração, o pulmão e o fígado. O menor dano causado no dependente é o envelhecimento precoce causado pela perda de colágeno.

"Suas substâncias químicas causam mais dependência com um custo relativamente inferior”, diz Fidalgo, referindo-se ao valor da pedra do oxi, menor que a do crack. A dependência, porém, cobra caro do organismo, causando danos muitas vezes irreversíveis, como problemas cognitivos e até morte súbita.

1- Morte de neurônios

A droga é responsável pela ativação excessiva do sistema nervoso central, o que provoca morte de neurônios. Com o decorrer do consumo, a droga altera as funções psicomotora e cognitiva, causando perda contínua de memória, problemas de concentração, irritação e insônia, além do risco de desencadear transtornos psiquiátricos em pessoas com predisposição.


2- Perda do prazer

A sensação de prazer causada pela droga é tão intensa que resulta no esgotamento temporário da reserva da dopamina - importante neurotransmissor no cérebro responsável, entre outras coisas, pela sensação de prazer. Cada vez que se consome a droga, gera-se adaptação cerebral, com menor ativação dos neurô

3- Acidente Vascular Cerebral

A sensação de prazer causada pela droga é tão intensa que resulta no esgotamento temporário da reserva da dopamina - importante neurotransmissor no cérebro responsável, entre outras coisas, pela sensação de prazer. Cada vez que se consome a droga, gera-se adaptação cerebral, com menor ativação dos neurônio

4- Infarto

O risco de AVC (acidente vascular cerebral) é grande entre os dependentes, já que a droga provoca aumento da pressão arterial, diminuição do fluxo sanguíneo cerebral e diminuição do fluxo do sangue cardíaco. Resultado: lesão celular e grande risco de lesão cerebral.

5- Câncer

Aqui tudo começa pela boca. As vias aéreas são lesionas pela fumaça estendendo os problemas pelo sistema respiratório. A exposição ao calor da fumaça pode causar câncer em toda a via aérea.

6- Infecções pulmonares

A fumaça corrosiva leva à destruição do tecido pulmonar. Além disso, as repetidas lesões causadas pelas substâncias químicas deixam as portas abertas para eventuais infecções, aumentando o risco de pneumonia ou mesmo tuberculose.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


Colaboração: Cabo Bastos – Instrutor do PROERD

Nenhum comentário:

Postar um comentário