Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

sábado, 31 de março de 2012

Mar de Espanha-2012 Inauguração da Quadra São Luis Orione

onstrução de quadra poliesportiva oportunizará maior interação entre comunidade e escola

PDFImprimirE-mail
Serão apresentados ao colegiado escolar projetos que viabilizam cada vez mais a interação entre a escola e comunidade
Olhares atentos e arquibancadas cheias. Nesta sexta-feira (30-03), toda a atenção dos alunos da Escola Estadual Mannarino Luigi, no município de Mar de Espanha, não estava voltada para uma partida de futebol, mas sim para a festa de inauguração do espaço onde a partir da próxima semana eles serão os protagonistas. “É a primeira vez que entro na quadra. Ela está muito bonita, grande e colorida”, conta a estudante do 4º ano do ensino fundamental, Maria Luiza Kigma Fernandes Cabral, de 09 anos.
O novo espaço irá proporcionar ao aluno do 8º ano do ensino fundamental, Ivan de Almeida Assis, de 13 anos, a chance de praticar esportes que ele gosta e que antes não tinha oportunidade. “A quadra vai ser uma opção a mais de lazer. Antes nossas aulas de Educação Física aconteciam no pátio, agora vamos poder jogar Handball, futebol e basquete”.
Inauguração de quadra poliesportiva contou com a presença de toda comunidade escolar. Foto: Geanine Nogueira
Além das aulas e eventos esportivos, a quadra também será utilizada para proporcionar maior interação entre a comunidade e a escola, é o que explica a diretora Giovanna Batista Amaral Guarize de Almeida. “Vamos apresentar para o colegiado escolar projetos que possam trazer cada vez mais a comunidade para dentro da escola. Serão atividades que deverão acontecer durante a noite, que é um turno em que a escola não tem aula, e nos finais de semana”.
Valéria Cristina Furtado da Rocha, mãe da aluna do 6º ano do ensino fundamental Eduarda Furtado Tostes, participa de todos os eventos e reuniões organizadas pela escola, para ela a construção da quadra simboliza uma valorização da educação. “Há dois anos a escola passou por uma reforma e agora com a quadra ela só tende a crescer. Todos os eventos poderão ser realizados aqui”. Valéria ressalta ainda a importância da comunidade ser parceira da escola. “Hoje para a escola que não tem o apoio dos pais é muito difícil. É importante que os pais ajudem os filhos a fazer o ‘dever de casa’ e participe das tomadas de decisões da escola”.
Além das apresentações culturais, uma aluna de sete anos fez a leitura de um texto para os convidados. Foto: Geanine Nogueira
O evento contou com apresentações artísticas e a aluna do 2º ano do ensino fundamental, Eduarda Marcele Nunes Abreu, de 07 anos, fez a leitura de um texto para os convidados.
Complemento ao projeto pedagógico
Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a quadra será um espaço de integração na escola. “Ela completa o projeto pedagógico da escola e permite desde a prática de esportes até a realização de eventos culturais. Além de uma maior integração com a comunidade. Fiquei impressionada com a qualidade da escola e como a organização e atitude dos alunos”.
Quadra ‘São Luiz Orione’
Para homenagear uma personalidade importante do município, a quadra foi batizada de ‘Quadra São Luiz Orione’. “Ele foi um padre italiano que além de ter construído um educandário para jovens foi muito importante para comunidade. Batizar a quadra com o nome dele foi uma forma de trazer para escola uma pessoa que tem um legado de vida muito bonito”, revela Giovanna Batista Amaral Guarize de Almeida.
Foto: Geanine Nogueira
Primeiro Gol
O primeiro gol feito na quadra foi do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Para ele, a quadra é o espaço que faltava na escola. “É um espaço que vai tirar os jovens da ociosidade e oportunizará uma maior socialização. Temos que lembrar que  o esporte ajuda o estudante a lidar com regras. Além disso, a quadra terá muito uso para os eventos da comunidade. Era o espaço que faltava a uma escola como essa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário