Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

domingo, 28 de novembro de 2010

Obras da Usina de Simplicio a todo vapor

As Obras da Barrgem da Usina de Simplicio seguem a todo vapor, a linha férrea já foi recolocada as margens da repressa. Também estão em andamento as modificações na estrada MG 126 no trecho que será alagado. aproximadamente 2 quilômetros.

Acidente de transito

Veiculo Fiesta, preto, conduzido por J.D.S. atropela o Sr. Moacir Monteiro que apos dar entrada ao Hospital de Mar de Espanha vem a obito. O condutor alega que o veiculo perdeu os freios vindo a chocar contra o poste da CEMIG e ocorrer a fatalidade. Observem!!! Cadê a calçada para o pedestre?
A nossa cidade cresce, o transito está perigoso, então cidadão tenha atenção redobrada.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Santana do Deserto sem luz

Município da Zona da Mata fica mais de 15 horas sem energia elétrica após temporal
26/11/2010 12h23
O município de Santana do Deserto, na Zona da Mata, passou cerca de 15h sem energia elétrica, depois de um forte temporal que atingiu a região na noite de quinta-feira.
De acordo com informações da prefeitura da cidade, a energia acabou por volta das 21h e retornou às 12h15 desta sexta-feira. Uma das maiores preocupações do governo municipal em função do período de queda da energia é quanto aos lotes de vacina e de insulina que chegaram ao departamento de saúde e estavam com risco de perda de validade.
Alguns moradores tiveram as casas destelhadas, perderam móveis e eletrodomésticos, um posto de gasolina ficou sem funcionar e alguns bairros ficaram inundados.
No início da tarde desta sexta-feira, o céu abriu na cidade e a prefeitura trabalhava na limpeza dos estragos causados pelo temporal.

A Lei do Retorno



 
A vida é um BUMERANGUE, tudo que você faz de bom ou de mau volta para você, então não seja egoísta, faça coisas boas e colha felicidade.

“Não é estranho que a palavra bumerangue tenha sido dicionarizada há tantos anos e que as pessoas não saibam, geralmente, que essa palavra significa uma arma que volta atrás e fere a mão que a arremessou?” (Napoleon Hill)

Esta lei não se limita a fazer voltar contra nós as ações injustas que cometemos uns para com os outros; pode mais longe, muito mais longe, e nos traz os resultados de cada pensamento que formulamos; portanto, tenha muito cuidado com as coisas que você deseja para os outros, pois o universo pode devolver para você. Há um provérbio grego que afirma: “Qualquer espécie de palavra que você disser, a mesma você ouvirá.”

Estava iniciando a carreira de Promotor de Justiça, no interior do país, e acreditava no soberano Tribunal do Júri. Já tinha feito alguns Júris com relativo sucesso.

Certa vez, eu ia fazer um Júri, e momentos antes, recebi no meu gabinete uma senhora muito humilde, com vestidos rasgados e empoeirados ela me disse algo que eu fiquei paralisado:

“Dr. Promotor, o senhor vai fazer daqui a pouco o julgamento do assassino do meu filho, eu não tenho nada para lhe dar, mas vou rezar para que o senhor faça justiça, pois eu só confio no senhor aqui na Terra e Deus no céu”.

Eu, ingenuamente, respondi: “Minha senhora, não se preocupe, eu estou representando a justiça, a senhora não precisa pagar nada, e pode ter certeza absoluta que o assassino do seu filho será punido”.

O assassino era de uma família tradicional, com prefeito e deputado federal como tios.

Parece que a dignidade daquela senhora me iluminou, começamos o júri 9h da manhã de uma sexta-feira, terminado 6h20min do sábado.

Acho que foi o melhor júri que eu fiz em minha carreira. No final, olhava o auditório lotado com a elite da cidade torcendo pelo assassino e apenas uma senhora, no último banco da sala me inspirando. Resultado: mesmo sem a mínima justificativa, o assassino foi absolvido por 7 a 0 (sete a zero).

Na leitura do veredicto do Juiz a platéia vibrou, mas eu observei lá no fundo da platéia uma lágrima rolar, eu também fui até o gabinete e chorei, mandei chamar a senhora, mãe da vítima, e pedi desculpas, pois achava que não tinha desenvolvido minha função de forma eficiente.

Ela disse: “Dr. O senhor fez demais, aqui, rico nunca foi condenado”.

Eu apenas disse: “Agora eu sei, mas vou recorrer da sentença e o assassino será julgado novamente”.

Ao sair do fórum encontrei o sorridente corpo de jurados. Ao desabafar, disse: “Vocês acabam de realizar uma grande injustiça”.

Uma jurada, muito religiosa que só andava de branco, respondeu: “O senhor mesmo disse que nossa vontade é soberana, portanto, nossa decisão deve ser respeitada”.

Respirei fundo e sem argumentos fui embora, era a primeira vez que eu atestava uma injustiça ser concretizada.

Passei longas noites sem dormir e afinal me convenci que tinha feito minha parte, tinha recorrido da sentença e deveria esperar o resultado do Tribunal de Justiça.

A natureza é perfeita e a lei do retorno é absoluta, três meses após o lamentável fato narrado, alguém batia fervorosamente no meu gabinete e eu reconheci de plano, era a senhora muito religiosa que só usava branco, aos prantos ela relatou:

“Dr. Promotor, me ajude, acabaram de matar meu filho”.

Por ironia do destino a mesma jurada que absolveu um cruel assassino e pedia para ser respeitada em sua decisão, agora pedia justiça.

Eu poderia ter dito: “tá lembrada de uma senhora muito humilde, com vestidos rasgados e empoeirados que passou toda a noite esperando ser realizada justiça e vocês absolveram o assassino de seu filho?”

Mas preferi respeitar a sua dor e apenas disse: “ vou fazer o possível para realizar a justiça, mas a senhora já sabe, no final quem decide é a sociedade”.

No primeiro caso, tempos depois, o Tribunal de Justiça, aceitou meus argumentos e devolveu para novo julgamento e parece que a sociedade aprendeu, o assassino do filho da senhora de vestidos rasgados e empoeirados foi condenado a 19 anos de reclusão.

Eu tenho alguns títulos: mestre em Direito, duas especializações em algumas áreas de Direito, concluí três faculdades, mas você sabe qual é o meu maior título?

É uma cartinha de uma senhora que tinha os vestidos rasgados e empoeirados, que diz:

“Dr. Promotor, Deus te pague, enfim, foi feita Justiça. Meu filho agora dorme em paz, e eu também já posso morrer em paz, eu acredito na justiça, Deus te proteja”.

O interessante é que os livros sagrados das mais diversas religiões pregam a Lei da reciprocidade:

Cristianismo: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e assim o dizem os profetas (Bíblia, Mateus 7:l2).

Budismo: Não atormentes o próximo com o que te aflige (Udanavarga, 5, 18).

Confucionismo: Não faças aos outros aquilo que não desejas que te façam (Anacleto 15,23).

Hinduísmo: O dever é, em suma, isto: não faças aos outros aquilo que, se a ti for feito, te causará dor (Mahabharata, 5, 1517).

Islamismo: Ninguém será um crente enquanto não desejar para seu próximo aquilo que desejaria para si mesmo (Tradições).

Taoísmo: Considera o lucro do teu vizinho como se fora o teu próprio, e o prejuízo do teu vizinho como se fora o teu próprio prejuízo (Tai Shang Kan Ying P’ien).

Judaísmo: Se algo te fere, não o uses contra o próximo. Isto é todo o Torah; o mais simples comentário (Tamulde).

Zoroastrismo: Só terás boa índole quando não fizeres aos outros o que não for bom para ti próprio (Dadistan-i-dinik 94,5).

Em resumo, plante o que desejar colher.

Por Francisco Dirceu de Barros, Promotor de Justiça em Pernambuco.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Policia ocupa a Vila Cruzeiro

OPERAÇÃO DE OCUPAÇÃO 

Fecha o cerco para a bandidagem no Rio

Bope e Marinha fazem megaoperação com blindados no Rio

São seis blindados e dois caminhões com fuzileiros navais nas ruas.
Outras dezenas de veículos do Bope tambésm estão em ação. Do G1 RJ
Tanques da Marinha
Blindados da Marinha auxiliam Bope (Foto: Reprodução/TV Globo)
Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e fuzileiros navais fazem uma megaoperação na região das favelas na Penha, subúrbio do Rio no final da manhã desta quinta-feira (25). Seis veículos blindados da Marinha e dois caminhões com fuzileiros deixaram há pouco o quartel de fuzileiros navais, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A expectativa é que os policiais se dirijam par a Vila Cruzeiro, onde bandidos armados se concentram. O comboio da polícia, com mais de dez veículos do Bope, chegou à região hoje cedo. O clima é de tensão na região.
Mais cedo, quatro homens em duas motocicletas tentaram utilizar um caminhão de lixo para bloquear a passagem na Rua Tenente Luís Dorneles, na entrada do Grotão, na Vila Cruzeiro. Segundo a Comlurb, os bandidos teriam ordenado que o motorista permanecesse no local bloqueando o acesso à comunidade. Ainda de acordo com a empresa, depois de dar a ordem, eles teriam deixado o local e o motorista ligou o caminhão e fugiu.
Hospital tem emergência reforçada
A Secretaria estadual de Saúde informou que reforçou o atendimento nesta quinta-feira (25) na emergência do Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio. Médicos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para a unidade para atender os possíveis feridos da operação policial na Vila Cruzeiro, no mesmo bairro.
Segundo a secretaria, desde a última quarta-feira (24), 21 pessoas que estariam na comunidade durante o confronto entre a polícia e os criminosos chegaram feridas ao hospital. Dessas, quatro morreram e três continuam internadas na unidade.
Além dessas vítimas, a Polícia Militar confirma 23 mortos em operações na cidade desde segunda-feira (22)
Ataques desta quinta-feira (25)
Bombeiros foram acionados na manhã desta quinta-feira (25) para conter as chamas de um ônibus na Rua Caxambu, perto da estação do metrô de Irajá, e de outro na Rua Guiraréia, ambas no bairro de Rocha Miranda, no subúrbio do Rio. Eles chegaram a confirmar os dois veículos incendiados, mas, ao chegarem à Rua Guiraréia, os bombeiros encontraram apenas pneus em chamas, e não um ônibus.
Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ainda não confirmaram se os incêndios foram criminosos ou não. Não há informações sobre vítimas.
Nesta madrugada, foram outros 4 ataques em diferentes pontos do estado e deixaram uma pessoa ferida, totalizando 5 veículos incendiados nesta quinta (25). Segundo a Polícia Militar, os ataques foram registrados na Penha, no subúrbio; em Mesquita, na Baixada Fluminense; em Laranjeiras, Zona Sul; e na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Desde segunda-feira (22), já foram registrados 42 incêndios em carros, vans, ônibus e caminhões.

Operação Policial nas Fronteiras de Minas

Polícia faz operação na divisa com RJ para impedir entrada de criminosos em Minas
João Henrique do Vale -
Publicação: 25/11/2010 15:41 Atualização: 25/11/2010 15:47

As Polícia Militar e Rodoviária Federal realizam, a partir desta quinta-feira, uma operação conjunta na fronteira de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, para impedir a entrada de infratores no Estado. A capital carioca vive um clima de terror, desde domingo, quando criminosos queimaram carros e fizeram ataques contra cabines da Polícia Militar.

Até esta quinta-feira, 26 pessoas já morreram na cidade, incluindo um estudante de 14 anos. Segundo o balanço da PM, já foram apreendidas 29 armas entre pistolas e revolveres, além de 10 fuzis, duas espingardas calibre 12, uma submetralhadora, cinco granadas, duas bombas caseiras.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TV Panorama em Mar de Espanha

Encontra-se em Mar de Espanha equipe da TV Panorama, hospedados na Pousada Ayuruoca, Centro. Amanhã 25/11/2010, quinta-feira. O programa de jornalismo MGTV será apresentado ao vivo de nossa cidade. Vamos Prestigiar a Emissora que comemora seus 30 anos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Taxas de Homicidios em Juiz de Fora

Policiais Federais em Mar de Espanha

Policias Federais ministram palestra em Mar de Espanha



Na data de 16/11/2010, terça-feira, recebemos em Mar de Espanha a visita dos Agentes da Polícia Federal Deneval Pacheco Fontes Filho e Langliberds de Souza Lima, os quais ministraram uma palestra, versando entre outros assuntos de procedimentos de conferência de passaportes, destinação de ocorrências para a PF, crimes federais entre outros. A palestra acontececeu no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Praça Barão de Ayuruoca, Centro desta cidade de Mar de Espanha.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Acidente de Transito em Mar de Espanha


 Cresce o numero de acidentes de trânsito em Mar de Espanha, principalmente envolvendo motocicletas. O horario de maior incidencia e a hora do almoço, onde os transeuntes e veiculos lotam as precárias ruas da cidade. Pedimos a atenção redobrada no horario de pico da saida e entrada das confecções e escolas. Vamos lutar para um trânsito mais seguro. "Respeitem as leis de trânsito, elas salvam vidas".

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

OAB de Juiz de Fora realiza seminário sobre prevenção à criminalidade
Publicação: 17 de novembro de 2010





Realizado nesta terça-feira (16), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Juiz de Fora (OAB-JF), o seminário sobre prevenção à criminalidade. O evento reuniu autoridades das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública e da Secretaria Estadual de Defesa Social. Todas as palestras tiveram como tema central as políticas de prevenção à criminalidade em Minas, presentes em 13 municípios.
Em Juiz de Fora o programa atende em duas frentes: no cumprimento de penas alternativas e na reintegração de egressos do sistema prisional. O trabalho já reflete no índice de crimes violentos, como estupro, roubo a mão armada e tentativa de homicídio. De acordo com dados da Polícia Militar, Minas Gerias teve uma redução de 18,4% no registro de criminalidade no segundo trimestre do ano em relação aos primeiros três meses de 2010.
Na capital, a redução foi de 12%. Já a cidade de Juiz de Fora registrou queda de 14,7%. Em contrapartida, o número de assassinatos cresceu na cidade. De janeiro a outubro, a Polícia Militar registrou 36 crimes dessa natureza no município. No mesmo período de 2009 foram 21, aumento de mais de 70%. Nesses crimes, as vítimas foram mortas por arma de fogo em 70% dos casos.
Por MGTV Panorama



Cães Policiais Juiz de Fora

Cães policiais da ROCCA - 3ª Cia de Missões Especiais

Por Michele Pacheco

Nessa semana fizemos uma matéria que homenageou com justiça as equipes do canil da 3a Companhia de Missões Especiais.
Hoje são 17 animais das raças Labrador, Rottweiller, Pastor Alemão e Pastor Belga Malinois.
Estamos acostumados a encontrar cães e condutores em todo tipo de operação, sempre fazendo um ótimo trabalho.
Mas, para entender a seriedade e a cumplicidade entre homem e cão é preciso ver de perto o treinamento deles.

Cada um tem um perfil diferente.
A Rottweiller Bruna age como se fosse a estrela do canil e parece fazer pose para a câmera o tempo todo.
E tem motivos para isso!
Por onde passa, ela chama atenção pela beleza e pela docilidade.
Em ação, faz o trabalho com dedicação e seriedade.

Ela é a veterana do canil.
Está completando oito anos e vai se aposentar.
Quando isso ocorre, o policial condutor tem prioridade na adoção do animal.
No caso da Bruna, a fila de pretendentes a donos é enorme.
Uma seleção rigorosa é feita, para garantir a segurança e a tranquilidade do cão nos últimos anos de vida.

Enquanto a Bruna se despede, a galera mais nova apronta mil e umas.
Quando estão livres da responsabilidade de defender a sociedade, são cães brincalhões e cheios de energia.
Na hora de cumprir o dever, levam a sério o trabalho e atuam com precisão e habilidade.
A Kayla é outra estrela e tem se destacado em operações arriscadas.
Quem vê a cadela da raça Malinois com aquele ar de tranquilidade, custa a reconhecer a policial ágil e empenhada das operações.

Ela ganhou destaque durante a captura de presos que estavam no Hospital de Pronto Socorro, renderam a escolta de agentes penitenciários e fugiram com as armas da escolta para o meio de um terreno baldio cheio de mato.
A escuridão tornava ainda mais arriscado o trabalho dos policiais e os canis da PM e do Ceresp foram acionados.
Calma e com total confiança, a Kayla e o colega Erol, um pastor alemão, foram passados por cima do muro pelos policiais militares e trabalharam rápido para achar os foragidos.

Durante a nossa reportagem, os policiais mostraram os diferentes tipos de treinamento que os cães recebem.
As barreiras parecem brincadeira, mas ajudam a aumentar a agilidade e o equilíbrio.
Os animais trançam por meio de grades, sobem em estruturas metálicas, passam por dentro de manilhas, saltam obstáculos e recebem elogios pelo desempenho sempre impecável.

O aro incendiado é um desafio e tanto e ajuda a manter a coragem do animal em situações imprevisívies.
Além da Kayla, participaram da gravação o irmão dela Pajé, a Bruna, o pastor Eron, irmão do Erol, e o Trovão, um Malinois de apenas sete meses que está sendo preparado para integrar o grupo.
Todos foram dignos de aplausos.
E os condutores também.
O trabalho deles é uma parceria marcada por confiança e amor.
Não é à toa que o canil da PM de Juiz de Fora tem servido de modelo para muitas cidades.

Os cães policiais também recebem treinamento específico para ações de combate à criminalidade.
Eles são preparados para desarmar bandidos durante o trabalho de abordagem.
É muito interessante esse treinamento.
Os policiais ficam atrás de escudos e pedem ao suspeito que se renda e largue a arma.
Quando ele levanta as mãos, o cão é acionado, dá a volta no bandido e retira a arma dele.

Se o policial estiver em perigo, o companheiro canino entra em ação e ajuda a livrá-lo do apuro.
O animal faz isso com cuidado e atende sem pestanejar aos comandos do condutor.
A segurança das equipes em ação é bem maior quando os cães estão por perto.
Eles se arriscam para proteger a vida dos policiais e são valorizados por isso.

Interessante ver o Eron em ação no treino de busca de droga.
Ele fica todo animado e parece se divertir muito no jogo de procurar o objeto suspeito em meio a uma parede de pneus instalada num barranco.
Ao sinal do condutor, ele parte para a área delimitada e usa o faro apurado para localizar em poucos segundos o alvo desejado.

Na hora das aulas, o grupo conta sempre com um personagem imprescindível: o figurante.
Ele enfrenta sol e calor dentro de um macacão todo acolchoado e protegido para servir de alvo no treinamento de ataque.
A estratégia é usada em casos em que os bandidos não se rendem e tentam correr.
Os cães são acionados e atacam, imobilizando o supeito até que o condutor dê a ordem para soltar a pessoa rendida.

Mais do que eficiência, o que me chama atenção no trabalho das equipes do canil é o amor do homem pelo animal e vice-versa.
É uma relação de respeito e confiança que emociona quem vê os conjuntos fora do ambiente tenso das operações policiais.
A dupla tem uma afinidade incrível.
Cada condutor conhece a fundo as qualidades e as necessidades de cada animal, que retribui com confiança e carinho.

Os sargentos Gonzalez e Wanderson gravaram entrevista na matéria que foi exibida pelo Jornal da Alterosa nessa sexta-feira, dia 29 de outubro.
Eles destacaram o papel do canil para aumentar a segurança dos policiais e da comunidade, ao evitar o uso de armas e de força bruta.
A escolha dos cães policiais é rigorosa e depende da raça e da índole dos animais.

Advogada Mardespanhense

CHRISTIANE RECEBE CARTEIRA DA OAB EM DIA DE FESTA

Publicado por Sérgio Rodrigues e arquivado em Sem categoria
De Mar de Espanha, o amigo Dr. José Aloisio Cascardo de Carvalho assessor jurídico da Prefeitura Municipal, manda fotos da festa de entrega da carteira da OAB à filha advogada Dra Christiane Cabral de Carvalho. A solenidade contou com a presença de autoridades da Ordem dos Advogados do Brasil. Parabéns a Christiane e seus pais José Aloísio a Ana Regina. Confira os momentos da festa.
Dr José Aloisio e a filha Christiane
Dr José Aloisio e a filha Christiane

A Dra. Christiane Cabral de Carvalho com a Tia Marly Gribel Cascardo.
A Dra. Christiane Cabral de Carvalho com a Tia Marly Gribel Cascardo.
A mãe da advogada, Ana Regina Cabral de Carvalho, o cabeleireiro e estilista Marcos ABC, Chistiane e o pai Dr. José Aloisio Cascardo de Carvalho.
A mãe da advogada, Ana Regina Cabral de Carvalho, o cabeleireiro e estilista Marcos ABC, Chistiane e o pai Dr. José Aloisio Cascardo de Carvalho.
Dra Christiane recebendo o documento de advogada.
Dra Christiane recebendo o documento de advogada.
Dr.José Aloisio Cascardo de Carvalho, Desembargador Geraldo Augusto de Almeida e Dr. Welington Marcos Rodrigues.
Dr.José Aloisio Cascardo de Carvalho, Desembargador Geraldo Augusto de Almeida e Dr. Welington Marcos Rodrigues.
Prefeito de Senador Cortes, Herminio Guterrez. Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, o Assessor Jurídico da Prefeitura de Senador Cortes, Dr. Welington Marcos Rodrigues e o pai da homenageada, Dr. José Aloisio Cascardo de Carvalho.
Prefeito de Senador Cortes, Herminio Guterrez. Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, o Assessor Jurídico da Prefeitura de Senador Cortes, Dr. Welington Marcos Rodrigues e o pai da homenageada, Dr. José Aloisio Cascardo de Carvalho.

População das Cidades da GRS Juiz de Fora

GRS Juiz de Fora


Cláudio Moisés Lacerda Reis

Endereço: Avenida dos Andradas, 222 - Centro - Juiz de Fora - Cep:36.036.000
Telefone: (32) 3216-9373 / Fax: (32) 3215-2816
E-mail: grs.jfo@saude.mg.gov.br

Código

Município
População
310280
1
Andrelândia
12.374
310330
2
Aracitaba
1.905
310360
3
Arantina
2.575
310610
4
Belmiro Braga
3.114
310680
5
Bias Fortes
3.932
310690
6
Bicas
14.180
310720
7
Bocaina de Minas
5.198
310750
8
Bom Jardim de Minas
6.661
311590
9
Chácara
2.728
311620
10
Chiador
2.975
311960
11
Coronel Pacheco
2.473
312130
12
Descoberto
5.075
312500
13
Ewbank da Câmara
3.673
312738
14
Goianá
3.800
312850
15
Guarará
4.123
313670
16
Juiz de Fora
520.612
313850
17
Liberdade
5.438
313860
18
Lima Duarte
16.434
313980
19
Mar de Espanha
11.566
314020
20
Maripá de Minas
2.947
314080
21
Matias Barbosa
13.738
314540
22
Olaria
2.465
314570
23
Oliveira Fortes
1.971
314780
24
Passa Vinte
2.136
314940
25
Pedro Teixeira
1.692
314950
26
Pequeri
3.089
315010
27
Piau
3.061
315540
28
Rio Novo
9.238
315590
29
Rio Preto
5.590
315620
30
Rochedo de Minas
2.117
315727
31
Santa Bárbara do Monte Verde
2.942
315930
32
Santa Rita de Jacutinga
5.813
315860
33
Santana do Deserto
3.961
316070
34
Santos Dumont
47.240
316290
35
São João Nepomuceno
25.960
316560
36
Senador Cortes
2.076
316750
37
Simão Pereira
2.585


Total
767.457

Forum Novinho em Bicas

Novas instalações do Fórum de Bicas...



Juíza da Comarca, Maria Cristina de Souza Trulio, desembargador Alberto Aluízio Pacheco de Andrade (representando o presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa) e o prefeito Honório de Oliveira...
Autoridades, servidores e cidadãos...
Desembargador Luiz Audebert Delage Filho e a juíza da Comarca, Maria Cristina de Souza Trulio, descerram a placa de inauguração...

Primeira Estação Ferroviária de Minas Gerais

E. F. Dom Pedro II (1869-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1960)
E. F. Leopoldina (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
CHIADOR
Município de Chiador, MG
Linha Auxiliar - km 195,497 (1928)   RJ-1267
    Inauguração: 27.07.1869
Uso atual: abandonada e em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Chiador foi inaugurada em 1869 no antigo povoado de Santo Antonio dos Crioulos. O nome Chiador é atribuído ao chiado que as corredeiras faziam no rio Paraíba e que eram ouvidos por ali - o rio ficava a cerca de 500 metros da estação - no ramal de Porto Novo da E. F. Dom Pedro II. A estação é considerada a primeira inaugurada em solo mineiro (na verdade, a estação de Santa Fé, também no município, tem a mesma data de inauguração), anterior mesmo às estações da linha

ACIMA: A Estação do Chiador localizava-se no município de Mar de Espanha. Pertencia à E. F. Central do Brasil - Ramal de Porto Novo do Cunha. A agência da estação foi criada em 31/05/1880. A mala postal para o Rio de Janeiro - Administração Federal - seguia pela E. F. Central do Brasil - Ramal de Porto Novo - até Entre Rios, atual Três Rios e daí, pela mesma ferrovia, Linha do Centro até o destino (Texto e reprodução: Márcio Protzner, 03/2009).
do Centro da Central do Brasil, aberta um ano mais tarde. Em 1960, como todo o antigo ramal de Porto Novo, a estação passou para o controle da Leopoldina. Apesar de ainda ter uma linha operacional passando por ela - transporta cargueiros de minério - está em ruínas, embora tenha sido tombada em abril de 2003 pelo Patrimônio Histórico do município de Chiador. Está situada a 4,5 km da sede do município, totalmente isolada, o que complica a sua conservação. Mas em tempos não tão remotos, quando ainda funcionavam os trens de passageiros da Central e depois da Leopoldina, a estação era o centro das festas, mesmo sendo tão afastada da cidade, Segundo André Colombo, pesquisador da Fundação Cultural Chico Boticário, sediada em Rio Novo, MG, a

ACIMA: A estação de Chiador quando ainda funcionava e ainda inteira. A foto é de 1948. Existirá ainda o casarão do outro lado da linha, em primeiro plano, nos dias de hoje? (Acervo Edson de Lima Lucas).
estação de Chiador foi construída com recursos do império brasileiro em parceria com companhias inglesas. "Há poucos meses, a prefeitura local demonstrou interesse em adquirir concessão sobre o imóvel, ainda nas mãos da Rede. Segundo informou o assessor de Infra-estrutura e Desenvolvimento da Prefeitura, Jean Carlos Mariota de Araújo, a estação de Chiador encontra-se há anos como está hoje, deteriorando um pouco mais a cada ano e tendo material furtado pelos vizinhos. Enquanto a negociação com o proprietário não sai do papel, o imóvel fica sem cuidados tanto com a restauração quanto com a futura preservação" (A Tribuna de Minas, 6/12/2006). Em 2007, parece que ia. Não foi. Em setembro de 2010, as ruínas só aumentaram.
(Fontes: Edson de Lima Lucas; Márcio Protzner, 2009; Gabriel Antonoff; Jorge Alves Ferreira; Hugo Caramuru; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Isaura Rocha, do jornal A Tribuna de Minas, 08/2003; A Tribuna de Minas, 6/12/2006; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

A estação, já em ruínas em 1985. Foto Hugo Caramuru

A estação de Chiador, em 03/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Chiador, em 03/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

Ruínas da estação de Chiador, em 03/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

Apesar das promessas, em março de 2008, a estação de Chiador...

...continua em ruínas. Fotos Jorge A. Ferreira

A estação ainda em ruínas, setembro de 2010. Foto Gabriel Antonoff

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Investimentos em Sapucaia RJ

Fábrica da Nestlé pode garantir o maior investimento privado da história de Sapucaia
Prefeito Anderson Zanon, com o apoio do governador Sérgio Cabral, vem negociando com a multinacional a instalação de uma unidade de bebidas lácteas no município já em 2011. Investimento pode chegar a R$ 100 milhões. Recentemente, município já havia anunciado a chegada da Kasinski, de motos e bicicletas elétricas, que vai gerar 150 empregos diretos neste primeiro momento.

Desmanche de carros furtados em Bicas e prisão de foragido

Polícia Civil prende suspeito de encomendar a morte do empresário Rubinho
Autor: Redação

2010-11-17 21:08
A chácara em Bicas onde Adib Hagge Neto, filho de Zé Renato, foi preso por receptação
Na tarde da última sexta-feira (12), o criminoso José Renato Serrão Hagge, conhecido popularmente como “Zé Renato”, foi preso por policiais da 107ª DP – Paraíba do Sul quando circulava pela BR 267 na cidade de Bicas, em Minas Gerais. Ele é suspeito de ser o mandante do assassinato do diretor-presidente do Entre-Rios Jornal, José Rubem Pontes de Souza, o Rubinho.
Diversas denúncias apontam que “Zé Renato” teria encomendado a morte de Rubinho. Ele foi baleado durante a ação policial e está internado em um hospital em Juiz de Fora.
No mesmo dia seu filho, Adib Hagge Neto, de 26 anos, foi preso em uma chácara em Bicas por receptação, maus tratos contra animais e por manter em cativeiro pássaros da fauna silvestre. O local servia, aparentemente, como “desmanche” de veículos roubados.
 Entre-Rios Jornal.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Obras na BR 040

jf e região

10 de novembro de 2010

Obra na BR-040 irá reduzir tempo de viagem entre Rio e JF

A construção de uma nova pista de subida da BR-040 entre Xerém e Petrópolis deve reduzir o tempo de viagem do Rio de Janeiro a Juiz de Fora. Atualmente, o percurso de 180 quilômetros é feito em duas horas e meia por quem trafega em velocidade média de 80 Km/h. Com a intervenção, o tempo tende a ser reduzido em cerca de 20 a 30 minutos. As obras estão orçadas em R$ 670 milhões e devem começar em março do ano que vem.

A nova pista consistirá basicamente na duplicação de cerca de 20 quilômetros da rodovia, a partir do Km 102, em Xerém, com acostamentos em toda a sua extensão. Além disso, o projeto prevê a instalação do maior túnel rodoviário do Brasil, entre Belvedere e a entrada de Petrópolis, com cerca de cinco quilômetros de extensão.

A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer ) também prevê a construção de um viaduto sustentado por cabos de aço, no final da passagem subterrânea, para dar acesso a Petropólis. A estrada e o túnel deverão ser monitorados por câmaras. Um acordo entre a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal deve viabilizar a cessão das imagens para reforçar a segurança.

As intervenções já faziam parte do contrato de concessão firmado em 1996, porém estavam programadas para o período de 2001 a 2006, sofrendo sucessivos adiamentos. O projeto original revisto e as obras estão previstos para terminar em 2013, atendendo a demanda de infraestrutura da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.

 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chiador e Sapucaia recebem tratamento de Esgoto

Sapucaia e Chiador recebem sistema de tratamento e coleta de esgoto
Autor: Redação
A Eletrobras Furnas iniciou no último dia 10/07 as obras do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). As construções, que receberão juntas R$ 23,9 milhões, terão capacidade para tratar 2,13 milhões de litros de esgoto doméstico por dia, contribuindo assim, para a melhora na qualidade da água do rio Paraíba do Sul. O projeto é uma das contrapartidas pela construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício – Queda Única.
 
Além de 40 km de redes coletoras, o sistema contará com três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), situadas em Anta (no antigo Matadouro), Sapucaia (junto à Subestação da Light) e Sapucaia de Minas (na rua Avelino da Costa Pereira). O prazo para a conclusão do empreendimento é de 18 meses.
 
Segundo o engenheiro Jorge Ávila, o método empregado será o anaeróbio, baseado na ação de bactérias que se desenvolvem no próprio esgoto e se alimentam de outras bactérias e substâncias nocivas ao meio ambiente. O processo produz gases, que podem ser usados como biocombustíveis, e lodo. Este será desidratado e encaminhado ao futuro aterro sanitário de Sapucaia, também em construção pela Eletrobras Furnas.
 
Na zona rural, serão instaladas, aproximadamente, 288 sistemas isolados de tratamento de esgoto doméstico, cada um deles com capacidade para atender entre cinco e 10 pessoas. O sistema de coleta e tratamento de esgoto será operado pelas prefeituras, que também têm a responsabilidade de fazer a ligação das residências com a rede coletora. A Eletrobras Furnas tem o compromisso de capacitar, treinar e dar assistência às prefeituras durante 5 anos. Com informações da Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vamos nos mobilizar já.

Cancele a taxa de assinatura.
PESSOAL, VAMOS VOTAR VC SÓ PERDE UM MINUTINHO. E NÃO É MENTIRA NÃO!
Em segundos você registra o seu voto/pedido...Não precisa dizer uma só palavra, é só discar o número, 0800-619619 e depois 1, depois 1, depois 1 e..... e pronto!!..
SERÁ VOTADO EM MARÇO/2011... VAMOS LÁ PESSOAL... 
Dê também o seu apoio a este Excelente projeto de Lei - A União vai fazer a Força - 
CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial) 
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado. 
COMO PROCEDER: Ligue 0800-619619. 
Ouça o menu, aperte 1 e espere a opção eletrônica. Digite 1 novamente, que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo. 
O Projeto de Lei é o de n.º 5476/2001. 
Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso. Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós! 
O telefone a ser discado 0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20:00h é da Câmara dos Deputados Federais. 
Passe para frente esta mensagem para o maior número possível. LIGUE: 0800-619619. Vamos divulgar. 
Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal. Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara. 
Quantos mais ligarem, maior a chance. 
O BRASIL AGRADECE! 
Não adianta a gente ficar só reclamando. 
Quando podemos, devemos tomar alguma atitude... 
Envie uma cópia para TODOS OS SEUS CONTATOS AGORA!”