jf e região
10 de novembro de 2010Obra na BR-040 irá reduzir tempo de viagem entre Rio e JF
A construção de uma nova pista de subida da BR-040 entre Xerém e Petrópolis deve reduzir o tempo de viagem do Rio de Janeiro a Juiz de Fora. Atualmente, o percurso de 180 quilômetros é feito em duas horas e meia por quem trafega em velocidade média de 80 Km/h. Com a intervenção, o tempo tende a ser reduzido em cerca de 20 a 30 minutos. As obras estão orçadas em R$ 670 milhões e devem começar em março do ano que vem.
A nova pista consistirá basicamente na duplicação de cerca de 20 quilômetros da rodovia, a partir do Km 102, em Xerém, com acostamentos em toda a sua extensão. Além disso, o projeto prevê a instalação do maior túnel rodoviário do Brasil, entre Belvedere e a entrada de Petrópolis, com cerca de cinco quilômetros de extensão.
A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer ) também prevê a construção de um viaduto sustentado por cabos de aço, no final da passagem subterrânea, para dar acesso a Petropólis. A estrada e o túnel deverão ser monitorados por câmaras. Um acordo entre a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal deve viabilizar a cessão das imagens para reforçar a segurança.
As intervenções já faziam parte do contrato de concessão firmado em 1996, porém estavam programadas para o período de 2001 a 2006, sofrendo sucessivos adiamentos. O projeto original revisto e as obras estão previstos para terminar em 2013, atendendo a demanda de infraestrutura da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.
A nova pista consistirá basicamente na duplicação de cerca de 20 quilômetros da rodovia, a partir do Km 102, em Xerém, com acostamentos em toda a sua extensão. Além disso, o projeto prevê a instalação do maior túnel rodoviário do Brasil, entre Belvedere e a entrada de Petrópolis, com cerca de cinco quilômetros de extensão.
A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer ) também prevê a construção de um viaduto sustentado por cabos de aço, no final da passagem subterrânea, para dar acesso a Petropólis. A estrada e o túnel deverão ser monitorados por câmaras. Um acordo entre a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal deve viabilizar a cessão das imagens para reforçar a segurança.
As intervenções já faziam parte do contrato de concessão firmado em 1996, porém estavam programadas para o período de 2001 a 2006, sofrendo sucessivos adiamentos. O projeto original revisto e as obras estão previstos para terminar em 2013, atendendo a demanda de infraestrutura da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.
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