Pensamentos do milênio

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. (Constituição da República Federativa do Brasil, art. 5º, IV e IX.)


"Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chiador e Sapucaia recebem tratamento de Esgoto

Sapucaia e Chiador recebem sistema de tratamento e coleta de esgoto
Autor: Redação
A Eletrobras Furnas iniciou no último dia 10/07 as obras do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). As construções, que receberão juntas R$ 23,9 milhões, terão capacidade para tratar 2,13 milhões de litros de esgoto doméstico por dia, contribuindo assim, para a melhora na qualidade da água do rio Paraíba do Sul. O projeto é uma das contrapartidas pela construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício – Queda Única.
 
Além de 40 km de redes coletoras, o sistema contará com três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), situadas em Anta (no antigo Matadouro), Sapucaia (junto à Subestação da Light) e Sapucaia de Minas (na rua Avelino da Costa Pereira). O prazo para a conclusão do empreendimento é de 18 meses.
 
Segundo o engenheiro Jorge Ávila, o método empregado será o anaeróbio, baseado na ação de bactérias que se desenvolvem no próprio esgoto e se alimentam de outras bactérias e substâncias nocivas ao meio ambiente. O processo produz gases, que podem ser usados como biocombustíveis, e lodo. Este será desidratado e encaminhado ao futuro aterro sanitário de Sapucaia, também em construção pela Eletrobras Furnas.
 
Na zona rural, serão instaladas, aproximadamente, 288 sistemas isolados de tratamento de esgoto doméstico, cada um deles com capacidade para atender entre cinco e 10 pessoas. O sistema de coleta e tratamento de esgoto será operado pelas prefeituras, que também têm a responsabilidade de fazer a ligação das residências com a rede coletora. A Eletrobras Furnas tem o compromisso de capacitar, treinar e dar assistência às prefeituras durante 5 anos. Com informações da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário